Ainda existe bullying no trabalho?

Ainda existe bullying no trabalho?

Bullying no trabalho em pleno século XXI? Apesar de muitos comportamentos desse tipo estarem cada vez mais raros, ainda existem e podem prejudicar muitas pessoas.

Quando o assunto são as famosas brincadeiras disfarçadas de algum tipo de crítica pesada, muitas pessoas acreditam que esse tipo de comportamento acaba quando as pessoas saem da escola, mas a verdade infelizmente não é essa.

O bullying, palavra inglesa que significa entre outros termos, intimidar, é o ato que traduz esse tipo de violência muitas vezes verbal, mas que pode chegar a níveis ainda piores e atingir até mesmo a saúde física da pessoa que sofre com essas “brincadeiras”.

Esse termo bastante conhecido é designado para o ato de intimidar, ameaçar, fazer críticas constantes, excluir, discriminar, falar mal da pessoa e até mesmo criar um ambiente ríspido para ela, desde esconder pequenos itens como sabotar entregas e trabalhos.

Esse problema que até então parecia estar diminuindo, não fica preso só nas escolas, é possível encontrar episódios em faculdades, no ambiente de trabalho e até mesmo durante entrevistas de emprego.

De fato, com tantas evoluções na sociedade e a mudança de comportamento na maioria das empresas, muitos gestores não sabem como lidar ou muitas vezes nem imaginam que dentro da sua empresa ocorre algum tipo de bullying.

Entenda neste post sobre os tipos de bullying no trabalho, as suas principais consequências e de que forma trabalhar para excluir esse tipo de ação dentro das organizações. 

Continue a leitura.

Tipos de bullying no trabalho

Em primeiro lugar, é importante lembrar que o bullying não se trata de uma ação isolada, mas sim aquela repetitiva, que geralmente ocorre todos os dias ou em determinados momentos, como quando a vítima começa a falar ou participar de alguma reunião.

Esse conjunto de ridicularizações não se prende apenas a palavras maldosas, mas também em outros tipos, como ameaças, violência verbal, física ou até mesmo sexual, furtos, roubo, ameaças, humilhações, intimidações, fofocas, rumores, piadas e até mesmo exclusão.

As pessoas que sofrem bullying dentro do ambiente de trabalho podem ser excluídas de tarefas em grupo, ter as suas ideias ignoradas sem qualquer motivo, ver que os seus trabalhos não são reconhecidos como deveriam e até mesmo surgem adulterados.

Infelizmente, para a vítima pode ser difícil contar para o gestor sobre as agressões, seja por medo dos colegas de trabalho ou de perder o emprego, já que nem sempre é tão simples captar as provas desse tipo de crime.

Principais consequências do bullying no trabalho

As vítimas de bullying no trabalho passam por uma série de estresses diários, o que por sua vez tem poder cumulativo e pode gerar grandes consequências no cotidiano da pessoa, que impactam desde a produtividade até a saúde mental.

Entre as principais consequências podemos citar a alta rotatividade, já que as vítimas tendem a pedir demissão, diminuição do engajamento, desmotivação, aumento de faltas e atrasos, problemas para dormir e até mesmo desenvolvimento de fobia social.

Além disso, não é raro ver desentendimentos e até mesmo brigas fora do ambiente de trabalho, o que nunca acaba bem.

Como lidar com este problema?

Lidar com o bullying no ambiente de trabalho não é uma tarefa simples e deve ser parte da rotina do RH e dos gestores observar os casos existentes e as formas de impedir que novos ocorram.

Punir os agressores, dar o apoio necessário a vítima e ensinar o restante da equipe para terem consciência sobre os males que uma simples brincadeira até então pode causar, é fundamental.

A formação, tanto em forma de apostilas, webinar e vídeos gravados é muito importante para manter todos com a mesma ideia sobre um assunto tão importante como este.

Que tal combater o bullying dentro da sua empresa e acabar com esse problema na raiz? Conheça os nossos cursos de formação para esse e outros temas. Esperamos você.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: