Como a criatividade ajuda na solução de problemas

Como a criatividade ajuda na solução de problemas

Atualmente administrar uma empresa não é uma tarefa muito simples, pois exige de você muito empenho e dedicação.

Com o bombardeamento de informações novas que nos chegam a cada minuto, muito rapidamente também chegam os problemas.

E problemas novos não podem ser solucionados com velhas fórmulas. Hoje, conceitos e tendências se renovam constantemente.

E buscar soluções para o enfrentamento da problemática que envolve a sua empresa, quer seja uma crise financeira, administrativa ou organizacional requer muita criatividade.

Como a criatividade ajuda na solução de problemas é o tema do nosso post.  Saiba mais!

Criatividade e inovação

É comum pensar que criatividade e inovação andam de mãos dadas ou que são a mesma coisa e este pensamento é errado.

O criar é livre, porque o criar é pensar. É observar com atenção tudo ao seu redor. E para criar pode-se fugir da realidade, ou seja, fantasiar, proporcionando prazer e exercício mental.

Segundo o húngaro Albert Szent-Gyorgy, prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1937, a criatividade é o processo de ver o que todo mundo vê e pensar o que ninguém pensou.

A criatividade é o elemento principal para a inovação. Portanto inovar quer dizer colocar uma ideia criativa em prática.

Mas, para que isso aconteça existe um conjunto de detalhes que devem ser observados. Nem toda boa ideia pode ser colocada em prática, porque existem regras e leis a serem cumpridas.

Bom senso e responsabilidade

É necessário muitas vezes adequar ambientes para mudanças. Mudar a cultura das pessoas e empresas.

Então o processo criativo e inovador deve ser aliado a um conjunto de responsabilidades, observando sempre as consequências, e isso certamente se chegará com o diálogo aberto entre você e sua equipe.

Enfatizando que a criatividade é essencial no processo positivo da busca de resultados para a sua empresa. Bastando usar do bom senso para chegar na inovação.

Como ser criativo

Pense em uma criança e na sua capacidade de analisar e questionar sobre tudo ao seu redor o tempo todo.

O lendário Steve Jobs usou uma frase para os formandos de Stanford no ano de 2005, que passados 12 anos é usada como inspiração e orientação entre empreendedores e por todo profissional que deseja alcançar o sucesso.

A frase original é “Stay hungry, stay foolish” que traduzida para o nosso português quer dizer – fique faminto, fique tolo.

O ser faminto que ele se refere é figurativo, quer dizer que se deve querer e ousar mais ou, procurar e saber mais. Ser tolo é voltar a ser a criança questionadora e olhar o problema, o mundo, a crise, de modo a querer saber mais e sempre e de maneira diferente.

Criatividade e satisfação

O ser humano é dotado da liberdade de pensar e todos temos a capacidade e necessidade de usarmos o pensamento para criar, para produzir mais e para fazer melhor, quer na sua vida pessoal ou profissional.

Isto quer dizer que a criatividade faz parte do capital humano que você tem na sua empresa e neste capital deve ser investido e aproveitado da melhor maneira.

As crises e os problemas são os grandes professores para olharmos o que todo mundo vê, mas para pensarmos de maneira que ninguém ainda havia pensado como afirma Szent-Gyorgy.

Afinal, todo problema tem solução.

Se você gostou do nosso texto leia também: Motivação: como ter uma equipe sempre motivada.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: