Como o Kanban pode ajudar na organização das tarefas

Como o Kanban pode ajudar na organização das tarefas

Por mais organizada que seja uma empresa, geralmente se esbarra na hora do controle no processo de produção, quer seja de um serviço ou produto.

Nem sempre a comunicação funciona, e alguém deixa de informar ou fazer algo importante, prejudicando o desenvolvimento da tarefa.

Você conhece o sistema Kanban?

No nosso post, falaremos de como o Kanban pode ajudar na organização das tarefas. Continue lendo!

O que é Kanban?

Kanban é um termo que teve sua origem no Japão e significa cartão, podendo significar também sinalização.

O conceito vem da década de 60 e refere-se às técnicas que a Toyota, empresa japonesa, usava para controle de estoques, onde só havia estocado o necessário e nada de supérfluo ou que não fosse usado de imediato.

O sistema Kanban é utilizado para indicar o andamento dos fluxos de produção de um produto ou serviço e na sua origem se baseava no uso de cartões ou dos conhecidos post-its coloridos.

Isto quer dizer que o Kanban ajuda o controle do processo de desenvolvimento ou produção de um produto, através de um quadro visual.

Consiste em um quadro, separado por colunas escritas da direita para a esquerda, mostrando o processo de desenvolvimento da produção.

Cada tarefa é anotada em um cartão ou post-it que vai passando de coluna em coluna até estar no processo final da produção.

As informações nos quadros variam de acordo com o trabalho a ser executado e evidentemente com a área de atuação da empresa. Mas, a ideia é separar as atividades que estão aguardando o início, o que está em andamento e o que já foi finalizado.

Normalmente são utilizados post-its coloridos para mostrar a urgência de uma tarefa ou alguma outra divisão como, por exemplo, o time que precisa pegá-la.

O método proporciona o equilíbrio e a organização das tarefas a serem desenvolvidas. Assim, pode-se verificar rapidamente se tem muita tarefa em andamento, o chamado gargalo e, agir a tempo.

A evolução do Kanban

Hoje, o Kanban não se baseia apenas num quadro físico único usando cores para mostrar o processo de desenvolvimento da produção de um produto ou serviço.

Com o tempo foi-se percebendo que alguns fatores influenciavam para que houvessem perdas dos cartões colados nos murais causando problemas de gerenciamento das informações.

Também observou-se que em alguns casos, se perdia muito tempo escrevendo nos post-its para fixá-los no quadro.

Com o advento da Internet o Kanban também passou por mudanças, tornando-se online e passando a ser considerado como uma forma de organizar projetos e de acesso simultâneo, por meio de ferramentas como Trello e o Jira, famoso entre as equipes de desenvolvimento.

Desta forma o processo proporciona mais rapidez e precisão para a organização de tarefas, além de fornecer dados de produtividade em tempo real.

Os benefícios do Kanban

O Kanban pode ser usado para ajudar na organização de qualquer área da empresa ou até mesmo pessoal e usando-se do sistema você poderá usufruir de vários benefícios.

  • O quadro colorido vai permitir uma maior facilidade de visualização em relação ao andamento do desenvolvimento da tarefa a ser executada;
  • Permite que todos os envolvidos acompanhem o desenrolar das tarefas;
  • Proporciona por parte do gestor um acompanhamento constante e rápido, deixando-o por dentro do passo a passo;
  • As informações são atualizadas constantemente e esse dinamismo gera mais sincronia entre a sua equipe de trabalho.

O Kanban requer disciplina e organização em contrapartida oferece agilidade e segurança.

Se você gostou do nosso post, compartilhe com um amigo.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: