ESG: o que é esse conceito e por que ele virou tendência no mundo corporativo?

ESG: o que é esse conceito e por que ele virou tendência no mundo corporativo?

Conforme a sociedade muda e avança em diversos sentidos, é preciso que as empresas acompanhem essas transformações. Assim, surgiu o conceito de ESG.

A sigla é formada a partir dos termos “Environmental, Social and Governance”, que se referem aos aspectos ambientais, sociais e de governança das empresas.

Dessa forma, com a chegada desse conceito no meio corporativo, os empreendimentos passaram a avaliar outros fatores referentes à sua atuação no mercado, para além de números e resultados internos.

Para entender melhor o que é ESG, quais são os seus princípios e como aplicá-lo na sua empresa, continue a leitura!

Entendendo o que é o ESG

Como mencionamos, o ESG está ligado a três pilares: ambiental, social e governança.

Assim, dentro de cada uma dessas categorias, há alguns princípios nos quais as empresas devem basear sua atuação. São alguns deles:

  • ambiental: gestão de resíduos; utilização de fontes de energia renováveis; campanhas de educação ambiental;
  • social: valorização dos colaboradores da companhia; posicionamento em relação a causas sociais; garantia de direitos e benefícios aos trabalhadores da empresa; relações criadas com consumidores, fornecedores, parceiros, entre outros;
  • governança: políticas transparentes na liderança do empreendimento; relatórios acessíveis a todos que compõem as equipes da empresa; gestão humanizada.

Nesse sentido, o ESG traz para o meio corporativo um olhar mais abrangente em relação ao desempenho das organizações, ampliando os critérios que determinam o que constitui um bom desempenho.

Por que o ESG se tornou uma tendência?

Ao longo do tempo, é natural que a sociedade passe por mudanças. Assim como a sustentabilidade ganhou destaque por conta das emergências climáticas atuais, é esperado que outros fatores também passem a emergir no cenário corporativo.

O ESG acompanha essas transformações, levando em consideração o fato de que as gerações mais jovens estão cada vez mais preocupadas com elementos sociais e éticos.

Assim, tanto os novos colaboradores e empreendedores que chegam ao mundo empresarial quanto os consumidores fazem parte de um grupo que direciona sua atenção para aspectos da atuação de uma empresa que vão além dos números obtidos por ela.

A pesquisa Global Marketing Trends 2022, por exemplo, observou que 94% dos consumidores da chamada Geração Z, aqueles que nasceram do final da década de 90 até 2010, querem que as empresas debatam os problemas sociais.

Nesse cenário, os empreendimentos passam a adotar estratégias que mostrem o seu comprometimento com esses fatores de ordem ambiental, social e de governança, criando essa tendência que tomou conta do mundo corporativo.

Passos para colocá-lo em prática na sua empresa 

Para quem está começando a aplicar o conceito, o primeiro passo deve ser analisar fatores da própria cultura empresarial, como seu propósito, seus valores e sua missão no mercado.

Afinal, não será possível abraçar todas as causas do mundo e, portanto, é importante delimitar quais delas são mais relevantes para o seu negócio.

Alguns exemplos de atitudes que podem ajudar a aplicar o ESG na sua empresa, sem perder de vista a importância de seus três aspectos, são:

  • ambiental: desenvolver um plano de gestão de resíduos; verificar se a empresa está seguindo legislações ambientais,
  • social: pedir o feedback dos colaboradores e dos clientes para entender quais melhorias podem ser feitas,
  • governança: adotar uma política transparente e dialogar de forma mais próxima com clientes, funcionários e fornecedores.

Tudo pronto para dar início a esse processo? Agora, continue por aqui e confira também as nossas dicas de como fazer networking!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: