Na era digital, a gestão humanizada se apresenta como diferencial no mercado tanto para atrair como para reter talentos.
Pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos, EESC, da USP, criaram o Projeto Empresas Humanizadas do Brasil.
Ele visa analisar companhias que adotam modelos de gerenciamento alternativos e em uma pesquisa realizada por eles foi identificado que:
- companhias humanizadas elevam a satisfação dos seus clientes em até 240%,
- e o bem-estar dos colaboradores em até 225%.
Continue lendo o nosso post e saiba como transformar a sua empresa e usufruir dos benefícios da gestão humanizada.
O que é gestão humanizada?
Esse tipo de gestão tem suas ações voltadas para o coletivo e seu propósito vai muito além do interesse financeiro.
A liderança trabalha para promover um ambiente corporativo saudável na empresa, apesar da pressão e cumprimento de metas.
Nesse conceito, o lado humano é priorizado, sendo respeitadas as individualidades, os desejos, expectativas e dificuldades de cada membro da equipe.
Os pilares da gestão humanizada
De modo geral, ela é baseada em três pilares. São eles:
- observar, estar em constante observância das necessidades dos colaboradores e da empresa,
- aproximar, criar proximidade com as equipes,
- adaptar-se às necessidades observadas.
Os benefícios da gestão humanizada
Essa metodologia tem como objetivo valorizar o capital humano, incentivar o desenvolvimento profissional e fortalecer o relacionamento, a interação e o bem-estar de todos.
Seus principais benefícios são:
Mais e maior engajamento
Essa forma de gerir pessoas faz com que os colaboradores se sintam mais valorizados e respeitados na sua individualidade.
Isso contribui para fortalecer os laços de confiança e respeito entre a liderança e os membros da equipe, o que gera mais e maior engajamento de todos.
Aumento da produtividade
Um ambiente de trabalho saudável contribui para a realização profissional.
Um estudo apresentado pela Forbes indica que colaboradores realizados chegam a ser até 20% mais produtivos.
Retenção de talentos
Uma das grandes preocupações dos gestores no momento é o alto índice de turnover.
Outro benefício da gestão humanizada é a retenção de talentos e a certeza de poder contar com colaboradores comprometidos.
Redução do absenteísmo
Alto índice de estresse no ambiente corporativo ou insatisfação podem provocar ausências na empresa.
Como a liderança atua para promover qualidade de vida no trabalho e um ambiente corporativo saudável, isso diminui o índice de absenteísmo.
Redução dos conflitos internos
Uma equipe que trabalha baseada no respeito das individualidades e no bem-estar de todos não tem problemas no relacionamento do dia a dia.
Dessa forma, diminui a ocorrência dos tradicionais conflitos internos, geralmente causados por falta de integração entre os membros.
Como implementar esse tipo de gestão na sua empresa?
Esse tipo de gestão é inovadora e transformadora, mas não ocorre de hora para outra. É preciso cuidar para que o desejo de implementá-la não fique apenas no discurso.
O primeiro passo é deixar de priorizar a produção e passar a privilegiar o capital humano. Para que isso aconteça, muitas vezes é preciso promover mudanças na cultura da empresa.
Uma ideia é promover ações que aumentem a motivação individual e coletiva, investindo em estratégias que façam os colaboradores se sentirem valorizados.
Comece a transformação da sua empresa prestigiando seus colaboradores com as capacitações corporativas da PSIU Comunicação e Eventos. Entre em contato conosco e saiba mais!