Hábitos para ser um bom líder: quais você já tem?

Hábitos para ser um bom líder: quais você já tem?

Para ser um bom líder não basta chegar sempre no horário, passar as tarefas, analisar relatórios e até mesmo analisar a produtividade da equipe.

Não estamos falando que essas tarefas citadas não são fundamentais para um líder que quer prezar pela organização e qualidade do seu trabalho, mas que existem outras que o tornam ainda melhor em um cargo tão importante como este.

Muito mais do que gerir pessoas, processos, projetos e novas oportunidades de negócio, esses profissionais precisam ter empatia, tratar de forma personalizada cada colaborador e procurar tornar o ambiente de trabalho mais saudável a cada oportunidade.

Dar feedbacks um a um, conhecer a rotina das equipes, entender o que poderia ser melhorado na empresa e até mesmo investir em formação continuada tanto para si quanto para os seus colaboradores são grandes passos para uma gestão de sucesso.

De fato, não é de um dia para o outro que você irá adotar todos os hábitos de um bom líder e mudar a sua rotina e forma de trabalho que está acostumado há muitos anos, mas de forma linear é possível mudar algumas atitudes e melhorar a cada dia.

Entenda, neste post, alguns dos principais hábitos que transformam um gestor em um melhor profissional e aproveite para conferir também algumas dicas de como se tornar ainda melhor na liderança. Boa leitura.

Principais hábitos de um bom líder

Veja a seguir alguns dos hábitos que irão tornar você um exemplo tanto para os colaboradores mais antigos quanto para as novas gerações que estão entrando na empresa agora.

Perceba que muitos deles envolvem o desenvolvimento das soft skills, ou seja, diferenciais que não se encontram no currículo e sim na sua forma de agir e lidar com as pessoas.

Vontade de aprender

Mesmo que você tenha décadas de experiência, nunca pode perder a vontade de aprender mais e a curiosidade de procurar compreender sobre as novidades do mercado em que atua, as novas tecnologias e até mesmo o comportamento das novas gerações.

Quanto mais você buscar, melhor será a sua relação com os colaboradores e clientes. Assim, as oportunidades de novos negócios surgirão mais facilmente.

Não se esqueça que o conhecimento nunca é demais.

Empatia

Ter a capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa para compreender as suas dores, sonhos, necessidades e a carga de trabalho é mais do que fundamental para você ser um bom líder.

Do que adianta bater as metas descritas pela empresa se você tem uma equipe cheia de olheiras, marcada pela alta rotatividade e com falta de engajamento?

Isso porque não falamos sobre problemas como a síndrome de Burnout, estresse, ansiedade e até mesmo a depressão.

Entender que atrás daquelas telas de computador existem seres humanos é um hábito que precisa fazer parte do seu dia a dia.

Flexibilidade

Se nem todos os dias você acorda igual, quem dirá equipes de dezenas de pessoas? É muito importante entender que nem sempre os projetos pensados irão ocorrer da forma que você pensou e que sempre há uma solução no final do caminho.

Não perca oportunidades e colaboradores pela falta do famoso “jogo de cintura” e a flexibilidade para resolver questões e manter a ordem.

Se for necessário tocar uma reunião de casa, por que não? Ou até mesmo informar a sua equipe de que será necessário mais alguns dias para entregar um relatório. 

Você não se tornará menos líder por isso.

Boa comunicação

Saber comunicar-se de forma clara, objetiva, horizontal e respeitosa é mais do que um hábito de um bom líder, mas sim uma capacidade que deve ser treinada desde o primeiro dia em um posto como este.

Seja para delegar uma tarefa ou até mesmo para desligar alguém da equipe, a sua forma de se expressar deve ser transparente e empática, deixando claro o que você pensa, o que quer passar e o que espera daquela pessoa.

Honestidade

Promessas infundadas, aumentos que nunca chegam e até mesmo uma promoção que não existe para manter o colaborador na empresa estão longe de ser atitudes de um bom líder.

A honestidade, mesmo nas piores situações, sempre será o melhor caminho. Além de mentiras e promessas sem veracidade serem facilmente descobertas, isso fará com que você perca credibilidade.

Agora que você sabe o que um bom líder faz, que tal ler também sobre como lidar com a insegurança no mercado de trabalho? Aproveite e acesse o conteúdo.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: