Compartilhar é o verbo e a ação do momento.
Ideias, valores e produtos, tudo pode ser compartilhado com todos em qualquer tempo e lugar.
O mercado, já há algum tempo, tende à economia compartilhada onde vemos uma nova cultura em trabalhar, comprar ou vender.
Uma outra tendência está ganhando espaço e se destacando entre os empresários modernos: a liderança compartilhada.
Neste momento estamos compartilhando informações e nosso objetivo neste post é falar sobre o que é a liderança compartilhada e como esse conceito pode impactar positivamente o seu time. Saiba mais!
Entendendo como funciona a liderança compartilhada
Nós, seres humanos, temos a necessidade de visualizar a situação para melhor compreendermos como funciona.
Aqui, vamos citar um exemplo prático e familiar para que você consiga se situar e entender a liderança compartilhada.
Criar um filho é uma liderança compartilhada e vamos te explicar por quê. Você pode ser o responsável pelo seu filho, mas ele tem ou um pai ou uma mãe que também acompanham todo o desenvolvimento dele.
Ele também tem os professores e cada pessoa que convive com seu filho pensa e age de forma diferente da sua. Mas todos tentam se unir num só propósito que é o engrandecimento da criança como ser humano
Com o seu negócio é igual. Você é o responsável pela sua empresa, mas precisa formar uma equipe de confiança e permitir que todo o grupo trabalhe para o sucesso dela.
O papel do líder empresarial
Por muito tempo se teve a figura do chefe, aquele que mandava e todos obedeciam. Todos faziam a coisa da forma supostamente certa conforme era orientado.
Hoje a figura do chefe, que se obedecia, deu lugar a pessoa do líder que se deve seguir.
Um bom líder é aquele que consegue transmitir para os seus liderados uma visão inspiradora de futuro.
E acima de tudo faz com que sua equipe se envolva com essa visão inspiradora e a partir deste envolvimento, forma então pessoas eficazes e motivadas.
Unidos todos serão mais fortes
Os conceitos de liderança mudaram e hoje todo líder sabe que sozinho ele não conseguirá atingir seus objetivos.
Ele precisará de uma equipe, de gente pensando e criando. E neste novo conceito entra a liderança compartilhada.
Todos os membros da equipe, a partir da confiança adquirida e da responsabilidade demonstrada no grupo, passam a ter autonomia para tomar decisões, para pensar, para analisar e agir.
Evidentemente cada um se responsabilizando por suas atitudes, mas todos trabalham num só objetivo.
A liderança compartilhada vem mostrar a nova imagem do líder. Todos têm participação, consequentemente todos têm voz, responsabilidade e méritos.
Juntos se pode chegar ao objetivo com mais facilidade e competência.
O sucesso é consequência do trabalho e empenho de todos.
Confiança em primeiro lugar
Em uma empresa, como em tudo na vida, nada acontece como num passe de mágica e toda mudança requer cuidados, análises e acima de tudo segurança.
Dar voz e autonomia ao seu funcionário e a equipe que trabalha com você, certamente é o caminho, mas requer que se conheça a fundo cada membro com que se vai trabalhar.
Avaliar a maturidade emocional de cada integrante do grupo e como eles lidam com responsabilidades e compromissos é importante.
Uma boa dica é fazer treinamentos para capacitá-los e motivá-los, assim como ajudá-los a entender o que é liderança compartilhada.
Se gostou do nosso post, compartilhe com um amigo!