7 mulheres empreendedoras e inspiradoras

7 mulheres empreendedoras e inspiradoras

Iniciaremos nosso post usando uma frase da música de Erasmo Carlos: dizem que a mulher é o sexo frágil, mas que mentira absurda!

As mulheres estão, mais que nunca, mostrando que estão longe de serem o sexo frágil, pelo contrário.

Como é o caso da chanceler alemã Angela Merkel que foi considerada a mulher mais poderosa do mundo, pelo oitavo ano consecutivo, segundo a revista Forbes.

Hoje elas mostram seu poder na liderança política, como investidoras, cientistas, educadoras, líderes empresariais, empreendedoras, entre outras tantas funções.

Dedicamos esse post para falar de 7 mulheres empreendedoras e inspiradoras para quem deseja começar no mundo dos negócios!

1 – Viúva Clicquot

Nossa lista começa com Barbe-Nicole Ponsardin, nascida em 1777, e que, no início do século XIX, lançou um produto que existe até hoje.

Nicole, após a morte do marido em 1805, resolveu controlar os negócios da família.

A empresa na época se dividia entre o comércio de lã e a fabricação de bebidas.

A viúva Clicquot, como ficou conhecida, concentrou todos os esforços somente na produção de champanhe, o que tornou o produto e a marca reconhecidos mundialmente, a famosa marca Veuve Clicquot.

Barbe-Nicole Ponsardin é considerada a primeira mulher empreendedora da era moderna e seu exemplo de sucesso é seguido até hoje.

2 – Zica Assis

Se você pensa que para ser um empreendedor de sucesso precisa nascer numa família abastada, provavelmente não conhece a história da segunda da lista de mulheres empreendedoras, a Zica Assis.

Heloísa Assis, uma ex-babá e ex-empregada doméstica, resolveu se inspirar em seus cabelos usando de criatividade para empreender.

Ela estava indignada porque teve que alisar seus cabelos para conseguir emprego.

Zica resolveu estudar para ser cabeleireira com muita determinação, para criar uma fórmula para tratar seus cabelos.

Apoiada pela amiga Leila Velez, começou a misturar produtos e criar fórmulas para tratar os seus cabelos e deixá-los do jeito que ela gostava.

A partir de alguns resultados, Zica cria o Beleza Natural, um instituto exclusivamente voltado para tratar cabelos crespos e cacheados, tendo como diferencial o uso do produto criado por ela.

Dessa forma, ela começou a conquistar seu público e hoje conta com mais de 130 mil clientes.

O Beleza Natural se tornou a maior rede brasileira especializada em cabelos crespos, cacheados e ondulados.

3 – Sara Blakely

Foi com sua experiência como consumidora que Sara Blakely ficou milionária ao apresentar para o mercado as peças de lingerie sem costura e de alta compressão.

Suas peças conquistaram celebridades como Madonna, Gwyneth Paltrow e Oprah Winfrey, o que contribuiu para que a marca criada por Sara, a Spanx, fosse um verdadeiro sucesso.  

4 – Cristina Junqueira

Você usa e conta com a praticidade do Nubank?

Por trás de um serviço tão moderno e inovador, está a Cristina Junqueira, uma mulher incrível.

Formada em Engenharia de Produção, ela sempre obteve sucesso na sua carreira, mas sempre teve como objetivo iniciar algo útil, inovador e relevante para os usuários de forma geral.

Movida pela determinação ajudou a fundar o Nubank, um jeito novo de fazer as pessoas se relacionarem com o seu dinheiro e com instituições bancárias.

5 – Mary Kay Ash

Provavelmente você já ouviu falar dos cosméticos Mary Kay.

Tudo começou no Texas, em 1918, ano de nascimento de Mary Kay Ash.

Ela casou-se aos 17 anos e teve três filhos.

O marido precisou se ausentar da família por conta da Segunda Guerra Mundial e Mary teve que se virar para criar os filhos.

Nessa época, foi trabalhar como vendedora de livros batendo de porta em porta.

Assim que o marido retornou da guerra, o casal acabou se separando e começou ela começou a trabalhar na conhecida empresa Stanley Home Products e lá permaneceu por 25 anos.

Ao perceber que um homem mais jovem e menos qualificado que ela havia sido promovido, ela se demitiu.

Em seguida, escreveu um livro para ajudar mulheres a enfrentarem o mercado de trabalho com sucesso.

Somente em 1963, Mary resolve arriscar todas as suas economias, que giravam na época em torno de 5 mil dólares, para dar início no que hoje é a poderosa rede Mary Kay.

Mary morreu em 2001, mas sua marca está presente em mais de 35 países, incentivando mulheres a empreenderem com sucesso.

6 – Luíza Helena Trajano

Esse nome é bem conhecido no empreendedorismo nacional e quando se fala de mulheres empreendedoras e inspiradores, Luiza é facilmente lembrada.

Sua história iniciou quando começou a trabalhar como vendedora aos 12 anos na loja dos tios.

Movida, por muita determinação, resolveu transformar o local familiar numa poderosa rede de lojas: o Magazine Luiza.

Luiza quebrou barreiras e venceu desafios.

Enfrentou preconceitos e mostrou o poder da vontade e determinação, e hoje o Magazine Luiza conta com mais de 800 lojas presentes em 16 estados brasileiros.

7 – Ana Lúcia Fontes

Após 17 anos dedicados a uma grande incorporação, Ana Lúcia Fontes resolveu dar uma virada na sua vida profissional e se demitiu.

Depois de curtir a família, tentou voltar para o mercado, mas chegou a conclusão que queria ir mais longe e abriu seu próprio negócio.

Como empresária, começou a participar de eventos corporativos, em um deles, dirigido para mulheres empreendedoras, que Ana se deu conta que era mais uma na multidão a enfrentar problemas para abrir seu negócio.

Decidida a ajudar outras mulheres, em 2010 Ana criou a Rede Mulher Empreendedora, um espaço virtual que se dedica a apoiar mulheres empresárias.

O objetivo é unir e apoiar todas as mulheres empreendedoras do Brasil e hoje ela já conta com mais de 36 mil cadastros no site.

Agora que você conheceu algumas mulheres empreendedoras e inspiradoras que tal ler sobre 5 líderes mundiais e saber suas dicas sobre liderança?

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: