MVP: como validar sua ideia

MVP: como validar sua ideia

Muitas boas ideias não saem do papel e se perdem rapidamente com o passar dos dias.

Mentes estão criando e inovando o tempo todo. E como fazer para tornar conhecida a sua ideia e torná-la real enquanto ainda é novidade?

Existe forma para fazer com que um produto seja lançado no mercado de forma mais rápida? Ou para saber se sua ideia será bem aceita por seus futuros clientes?

No nosso post, falaremos do MVP e como ele pode ajudar a validar sua ideia. Fique atento!

Entendendo o que é MVP

A sigla MVP vem do inglês e significa minimum viable product e no nosso português quer dizer: produto minimamente viável.

Geralmente o MVP é utilizado pelas Startups que atuam no desenvolvimento de softwares.

Ele vai direcionar o empreendedor para saber se o seu produto ou a sua ideia realmente é bem aceita e se tem funcionalidade no mercado afim.

O MVP consiste em um novo conceito de criação de um novo produto, fugindo dos padrões tradicionais de apresentação que eram utilizados.

Quer dizer que você não irá produzir um produto final para o mercado. Você lançará a ideia principal ou parcial do produto ou serviço validando-a.

E o próprio mercado dirá se o produto é bom ou não e o que precisa ser mudado.

Como funciona o MVP?

Todo grande negócio começou com uma simples ideia e a grande sacada é saber aproveitar a oportunidade para mostrar seu projeto e não perder tempo.

O MVP permite que se aproveite melhor o tempo a partir da ideia de uma nova criação.

Você não vai precisar ficar meses e meses trabalhando ou desenhando o projeto para finalizá-lo e aí apresentar ao mercado.

Você fará uma seleção dos principais pontos do seu produto, aqueles que fazem a diferença e que tenham realmente valor para serem ressaltados na apresentação inicial.

Esse procedimento fará com que você mostre o seu produto no mercado, ganhe tempo e o melhor de tudo: você vai poder finalizá-lo a partir do feedback dos usuários.

Resumindo, você teve uma ideia, validou esta ideia no mercado e vai terminá-la a partir das sugestões de aceitação ou crítica dos consumidores. É como se você estivesse passando por um período de experimento com seu produto e seu cliente em específico.

Como colocar em prática o MVP

Existem duas maneiras de colocar em prática o MVP:

MVP de baixa fidelidade

Neste MVP, o importante é você desenhar a sua ideia e isso pode ser feito através de um vídeo, um powerpoint, de uma animação ou de qualquer outro instrumento que você ache viável, mostrando os pontos selecionados que você considera importante no primeiro passo de apresentação do seu produto ou serviço.

O MVP de baixa fidelidade é algo simples e de fácil compreensão, de forma que a pessoa que for ver, consiga compreender como o produto ou serviço funcionará.

Você poderá criar uma página simples e na mesma conter colocar a opção de “click aqui para saber mais”, ou “entre em contato para saber mais” e evidentemente que esta segunda página deverá estar com todas as informações contidas.

MVP de alta fidelidade

Aqui as características são parecidas com o de baixa fidelidade, no entanto a funcionalidade do produto precisa estar ativa. Seu cliente vai querer testar o produto ou o serviço oferecido.

Claro que você vai determinar um período para os testes e então vai determinar um tráfego limitado pelas mídias sociais ou pelos serviços de busca da sua escolha priorizando um público afim com o produto criado.

Com seu MVP pronto, tente encontrar early adopters, pessoas dispostas a investir em novas ideias. Estas pessoas podem se interessar no seu projeto e ajudar você a incrementar a ideia inicial.

Se você é empreendedor e gostou do nosso post, convidamos você a ler também sobre os eventos de empreendedorismo que acontecerão no país em 2018.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Uma resposta

Os comentários estão desabilitados.

Veja também: