Perspectivas para o mercado imobiliário em 2019

Perspectivas para o mercado imobiliário em 2019

Tudo indica que 2019 será um bom ano para o mercado imobiliário, tanto para quem vende, como para quem deseja comprar um imóvel.

Após a crise estabelecida no país, em especial no mercado imobiliário no ano de 2013, iniciou-se a partir do segundo semestre de 2017, de forma tímida mas consistente, uma recuperação, que deve se consolidar no ano que se inicia.

Os números têm mostrado que mudanças positivas estão chegando e que, felizmente, a recuperação deste importante e fundamental segmento também ajudará na retomada da economia brasileira.

Continue lendo nosso post e conheça os números que mostram uma perspectiva animadora para o ano de 2019!

Números em relação às perspectivas para o mercado imobiliário

Segundo informações do Estadão, o mercado imobiliário cresceu 10% em 2018 em relação ao ano anterior.

Este número se deve à queda da inflação, ao crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), a diminuição das taxas de juros e financiamento e às mudanças políticas realizadas para incentivar o crescimento deste mercado.

Os números e as medidas tomadas aumentam o índice de confiança da população e dos empresários, o que acaba refletindo no mercado e nos negócios.

Prova disso são os números de negócios realizados no primeiro semestre de 2018 na cidade de São Paulo, onde foram comercializados 52% de unidades residenciais a mais do que o mesmo período do ano anterior.

O Governo colaborando

Notícias indicam que o novo Governo deverá liberar mais recursos para a construção civil, no objetivo de diminuir o déficit habitacional no Brasil.

Em 2017, segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas e da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, o Brasil registrou a maior carência de imóveis dos últimos 10 anos, atingindo 7,77 milhões de unidades.

O Governo deseja diminuir estes números e incentivar a recuperação do segmento que é um dos principais responsáveis pela geração de empregos em todo o país.

Crédito imobiliário em 2019

Com o mercado otimista, com a necessidade da geração de empregos e a conquista da tão sonhada casa própria por milhões de brasileiros, existe uma tendência no aumento do crédito imobiliário para o ano de 2019.

O novo Governo já trabalha na busca de soluções e políticas estão sendo desenvolvidas para a captação dos recursos, bem como na aplicação destes valores, tendo por objetivo aproximar a demanda e a oferta de crédito.

Além dos recursos provenientes das cadernetas de poupança, que normalmente são destinados ao mercado imobiliário, os bancos passam a contar com um novo modelo para captação de recursos.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Banco Central trabalham na regularização das ofertas públicas e a emissão de uma nova fonte de recursos, lançada no final de 2018, tende a crescer.

Trata-se das LIGs (Letras Imobiliárias Garantidas) emitidas a partir de dezembro de 2018 e que deverão contribuir para a captação de recursos em 2019.

A expectativa e as perspectivas se mostram animadoras, o otimismo é perceptível em todos os cantos do país.

São muitos problemas a serem resolvidos e a recuperação não se dará de forma rápida, no entanto, o importante é que para o mercado imobiliário ela já iniciou, ainda de forma tímida, mas com todas as possibilidades de reversão do quadro ainda em 2019.

Se você gostou deste artigo, não deixe de ler: Conversão do Atendimento Online no Mercado Imobiliário com Roberta Delunna.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: