Provavelmente, você nunca verá um gestor pular um conteúdo que fale sobre dicas para fidelizar clientes, já que mesmo sendo experientes, o conhecimento nunca é demais.
Desde pequenos empreendedores até donos de grandes grupos de lojas possuem como um de seus objetivos o de fidelizar os compradores, já que manter um cliente é muito mais barato do que atingir novos.
Pode até parecer que não para algumas pessoas, mas o ato de atrair novos usuários para a marca é mais difícil por alguns motivos, como a segmentação que deve estar sempre atualizada, os criativos, campanhas, direcionais e até mesmo o tom de voz usado.
Além disso, não podemos esquecer dos concorrentes que também se esforçam igualmente ou até mais para conseguir a atenção de um mesmo grupo de pessoas, dividindo a atenção delas e, claro, o interesse também.
Por fim, convencer uma pessoa de comprar com a sua empresa também não é a mais fácil das tarefas e necessita de uma estratégia bem definida, além do estudo de comportamento e preferências do público.
Sabendo disso, por que não conferir algumas dicas para fidelizar clientes e aumentar a fidelização daqueles que já conhecem a sua empresa e passaram por todas essas etapas anteriores? Continue por aqui e veja quais são os caminhos.
Melhores dicas para fidelizar clientes
Apesar de ser mais barato, fidelizar não é tão simples quanto parece. Veja a seguir alguns caminhos para fazer aquela pessoa que já comprou contigo se sentir à vontade para fazer isso novamente e ainda virar fã da sua marca.
Ah, não se esqueça que é muito importante focar na melhoria contínua da sua empresa, para o cliente continuar tendo ótimas experiências.
Peça feedback
Pesquisas de satisfação, pequenos questionários e até mesmo a famosa NPS (Net Promoter Score) são importantes para entender o que os consumidores pensam da sua empresa e em que pontos você pode melhorar.
Além disso, esses feedbacks também permitem que você saiba onde está acertando, para manter esses pontos ou torná-los ainda mais atrativos.
Use um CRM
Ferramentas de CRM permitem que a sua relação com a base de clientes seja ainda mais estratégica e padronizada, trazendo automações, oportunidades e formas de encantar diferentes pelos canais disponíveis.
Enviar um e-mail personalizado, por exemplo, é muito melhor do que o mesmo para milhares de pessoas, não é mesmo?
Tenha programas de fidelidade
Cashback, cupons e até mesmo programas de pontos são grandes formas de incentivar uma nova compra e fazer com que aquele cliente conheça mais dos seus produtos e soluções.
Além disso, com esses programas você consegue aumentar o ticket médio também e assim tornar as vendas mais lucrativas.
Humanize a marca
É muito importante que, além dessas outras dicas, você entenda que a sua marca precisa tratar os clientes de forma humanizada, pautada pela empatia, escuta ativa e também em trazer experiências positivas.
Não adianta ter preços ótimos e até mesmo um programa de pontos bem estruturado se você demora horas para atender um cliente ou ignora os seus pedidos.
Antecipe necessidades e desejos
Melhor do que ser ativo é ser proativo. Muitas empresas obtêm sucesso enviando lembretes sobre o abastecimento dos produtos ou sobre alguma novidade que será lançada.
O ato de antecipar a necessidade e trazer a solução antes mesmo que a pessoa procure pode render boas vendas.
Capacite sua equipe
Para tantas estratégias serem colocadas em prática, é preciso que você tenha uma equipe treinada e capacitada para isso.
Sozinho, você pode até tentar seguir todas essas dicas, mas com uma equipe capacitada é muito melhor, até porque você terá braços a mais para tornar a experiência do cliente ainda melhor.
E aí, gostou das dicas para fidelizar clientes? Aproveite e continue aqui para entender os benefícios de treinar sua equipe de vendas.