Diz o ditado popular que errar é humano, mas a grande verdade é que sempre queremos fazer a coisa certa, principalmente quando envolve empreendimento.
Existem velhos hábitos que ainda fazem parte da gestão empresarial e alguns deles, por desconhecimento do gestor acabam atrapalhando seus negócios.
Outras vezes, a falta de iniciativa também acaba fazendo com que seus negócios não deslanchem.
No nosso post, falaremos sobre os 8 erros na gestão que você deve evitar para conquistar o seu sucesso.
São eles:
1 – Não possuir um planejamento
Talvez esse seja o principal erro de um empreendedor, iniciar seu negócio sem um planejamento.
A sua ideia de negócio até pode ser extraordinária, mas para começar um empreendimento é preciso planejá-lo.
Nesse planejamento você deverá apontar as estratégias de ação, pois só dessa forma se terá uma visão lógica e clara dos objetivos que se deseja alcançar.
Um planejamento bem estruturado vai permitir que sua empresa cresça de forma ordenada e também vai proteger você e seu negócio contra as chamadas eventualidades.
O planejamento deve ser organizado de tal forma que se de repente você crescer mais que o esperado, por exemplo, saiba como você atenderá a demanda para não comprometer a sua empresa.
O outro lado também deve ser planejado. Caso no tempo previsto você não consiga alcançar os objetivos traçados, como sua empresa se manterá.
Você precisa traçar, metas, objetivos, métodos, estratégias, previsões e soluções.
E aqui vale ressaltar que o planejamento deve ser realizado não só no início do empreendimento. Mas por toda sua existência, sendo que sempre precisará ser atualizado e revisto para atender os objetivos da organização.
2 – Desconhecer a concorrência
Esse é um outro grande erro por parte de quem quer iniciar um empreendimento e até mesmo de quem já está atuando no mercado.
Você precisa conhecer a sua concorrência.
Questões como: quem são meus concorrentes? Qual a solução que oferecem? Como atuam? E até mesmo as dificuldades que enfrentam? Essas perguntas são essenciais para você criar estratégias para que sua empresa seja e ofereça um diferencial.
3 – Esperar a crise passar para aí investir
Esse ainda é o pensamento de uma boa parte dos empreendedores, quando deveria ser o contrário.
Partindo de um planejamento estratégico, usando de criatividade e bom senso, o momento de crise pode ser uma preciosa oportunidade para inovar e fazer diferente.
Pense que enquanto a maioria dos empresários estiver esperando a crise passar, você deu um importante passo e saiu na frente.
Claro que cautela e bom senso são imprescindíveis para todo empreendedor. Mas, é preciso coragem e determinação para investir em época de crise.
4 – Não priorizar qualificação e qualidade
Não tem como ganhar o mercado se não tiver um diferencial.
O diferencial está diretamente ligado com a qualificação da sua equipe e consequentemente com a qualidade do produto ou serviço oferecido.
E não adianta apenas ter um profissional formado para desempenhar algumas tarefas, é preciso que ele esteja empenhado e motivado, para isso, cursos, palestras e workshops estimulam muito a produtividade com qualidade.
É quase que impossível atingir seus objetivos como empreendedor se você não tiver colaboradores qualificados e competentes, ou se você trabalhar sozinho, você precisa, conhecer o que faz.
Portanto, invista na qualificação.
5 – Parar no tempo
Por mais que seu negócio esteja no caminho certo, a globalização pede mudanças e atualizações constantemente.
Por isso, é preciso ficar atento. O mercado muda o tempo todo e exige do empreendedor que ele esteja aberto para essas mudanças.
Você precisa estar atualizado para proceder as mudanças. Aprender as novas técnicas, usar de novas ferramentas e saber das tendências do mercado em que você atua.
6 – Não se formalizar
Muitos empreendedores preferem trabalhar na informalidade para fugir dos altos valores tributários, o que não é um bom início de negócio.
Hoje, pequenos negócios são beneficiados por meio do MEI – Microempreendedor Individual, onde a taxa de imposto é baixíssima, o que permite que o pequeno empreendedor atue de forma legalizada e segura.
A legalização permite que você consiga com mais facilidades procurar recursos para investir, como pequenos financiamentos, por exemplo.
7 – Não ter real conhecimento da situação financeira
Tão importante quanto o planejamento, você precisa conhecer a real situação financeira da sua empresa sempre.
O que deu certo, os resultados apresentados, o que não deu certo, o que precisa ser mudado, são questões que você precisa conhecer e analisar com frequência.
Para que você conheça a situação verdadeira da sua empresa, é preciso levar em conta uma outra dica: nunca misture o dinheiro da empresa com o pessoal.
Essa mistura será um dos pontos que fará com que você não tenha real conhecimento da situação do seu negócio. Invista um tempo para organizar seu fluxo de caixa.
8 – Não saber quem é o seu consumidor
Já sabemos que a Internet traz a informação o tempo todo e que com isso o perfil do consumidor mudou.
Hoje não se compra por comprar. O cliente é exigente e necessita que sua dor seja compreendida.
Para atender ao seu cliente, você precisa conhecê-lo. Monte estratégias de pesquisas para chegar ao seu cliente e crie a sua persona.
Conhecendo o seu consumidor fica mais fácil satisfazê-lo e conquistá-lo e lembre-se que a Internet é uma grande aliada para ajudá-lo nessa tarefa.
Agora que você conhece nossas dicas dos erros mais comuns em uma gestão, que tal ler os 14 aplicativos que todo empreendedor precisa conhecer? Boa leitura!