Planejamento financeiro empresarial: 5 dicas para ter resultado

Planejamento financeiro empresarial: 5 dicas para ter resultado

O cuidado com as finanças, e o planejamento financeiro empresarial, é importante para qualquer negócio, uma vez que sem dinheiro em caixa é impossível fazer a manutenção da sua empresa.

O equilíbrio financeiro é que permite a sustentação do negócio e sem um plano de rota não é possível:

  • se preparar para momentos difíceis, 
  • saber utilizar as receitas nos períodos favoráveis.

Muitos erros são cometidos sem um planejamento e muitos negócios acabam não prosperando pela falta de cuidado, alguns deles, inclusive, quebrando.

Para evitar esse problema, nesse artigo vamos apresentar 5 dicas para ter resultados em um planejamento financeiro. Continue lendo e confira!

O que é um planejamento financeiro?

O planejamento financeiro é a organização das finanças da sua empresa.

Ele tem por objetivo garantir sua manutenção e funcionamento nos períodos de instabilidade, bem como planejar passos futuros a curto, médio e longo prazo.

Sem o desenvolvimento de um plano, baseado nas reais possibilidades que a empresa possa alcançar, fica difícil buscar o crescimento do negócio, afinal, tudo aquilo que não é medido e planejado, não pode ser gerenciado..

Antes de apresentarmos as dicas para montar um, é fundamental que as finanças da sua empresa não sejam confundidas ou misturadas com as pessoais.

Esse é o primeiro grande erro cometido por boa parte dos empreendedores e que impede uma análise a respeito dos resultados do negócio.

Portanto, organize-se financeiramente e faça sua retirada mensal em data estabelecida, mantendo a sua conta empresarial separada da pessoal.

Dicas para um planejamento financeiro

Para um plano de qualidade, 5 passos importantes precisam ser avaliados e estruturados:

1 – Levantamento da situação atual

A primeira ação a ser tomada é fazer um levantamento completo da situação atual. 

Portanto, através de uma planilha ou, preferencialmente em um sistema de gestão, separe todas as contas a serem pagas, bem como os valores a receber e o quanto sua empresa possui em caixa.

Essas informações vão apresentar a situação da empresa e uma visão de futuro.

2 – Lançamentos futuros

Para ter um controle adequado, registre todas as movimentações diárias.

Assim, os saldos são atualizados e é possível verificar se o resultado é positivo ou negativo.

A partir desses números você poderá ter uma visão ainda mais ampla do futuro e planejar quando e quanto comprar, bem como se é ou não o momento de algum investimento.

3 – Projeção futura

Com base nas movimentações, faça projeções futuras, levando em conta datas comemorativas e momentos em que o faturamento aumenta.

Não esqueça também dos períodos de baixa e das despesas que aumentam em determinadas épocas.

Com isso, é possível começar a prever com antecedência os próximos meses e organizar as finanças para enfrentá-los em apuros e, assim, aproveitar melhor os bons momentos.

4 – Ações para aumento de faturamento

A partir das projeções futuras, é possível desenvolver um plano de ação para evitar os possíveis problemas previstos.

Desenvolver promoções especiais, atrair novos clientes e buscar alternativas com antecedência evitam momentos difíceis.

Também é a através do planejamento financeiro que sua empresa poderá reconhecer a melhor data e período para investimentos que precisam ser realizados, ou seja, quando puder contar com valores em caixa e as contas estiverem equilibradas.

5 – Organização e planejamento financeiro

A organização e planejamento financeiro darão uma nova dinâmica a seu negócio. 

Reserve todos os anos um ou dois dias e reúna sua equipe de líderes para desenvolver o plano de trabalho do próximo ano.

Coloque em um documento os objetivos a serem alcançados, faça planos baseados na realidade, que agora você possui de forma organizada.

Reinvente sua empresa, faça ajustes e busque pelos resultados, mudando sua rota se assim for necessário.

Se você está interessado em desenvolver um planejamento financeiro para sua empresa, que tal ler também nosso artigo sobre plano de negócios: o passo a passo para o sucesso?