Como oferecer descontos de forma estratégica?

Como oferecer descontos de forma estratégica?

Assim como qualquer estratégia, oferecer descontos precisa ser um diferencial e muito bem planejado para que se obtenham bons resultados.

Uma vitrine onde durante todo o ano apresenta cartazes com descontos, passa a ficar desacreditada pelos clientes, uma vez que se tudo está em desconto o tempo todo, ele simplesmente não existe.

Portanto, é importante observar alguns detalhes quando resolver fazer alguma promoção e oferecer descontos para atrair consumidores.

Neste post, iremos apresentar quais os cuidados e a estratégia a ser tomada para a oferta de descontos. Continue lendo e saiba como!

Custos, preço de vendas e margem, só depois oferecer descontos!

Uma promoção de vendas precisa ser avaliada com critério, uma vez que o objetivo de qualquer organização comercial é obter lucro.

Para isto, é necessário levantar os custos que determinado produto possui, e saber o quanto ele custa para estar à disposição dos seus clientes.

O custo, de forma simples, é composto pelo valor que foi pago para sua aquisição, os impostos e despesas decorrentes da compra e da revenda, e o rateio de todas as despesas do negócio para poder oferecer os produtos a seus clientes.

Entram neste rateio os salários, aluguel, custos de armazenamento, despesas operacionais, etc.

O preço de vendas deve ser formado a partir dos custos mais o valor que se deseja ganhar com sua venda, no entanto, este valor precisa estar dentro da realidade e das condições de compra do público que seu negócio atende.

Além disso, o valor de venda precisa estar próximo com os preços ofertados pela concorrência.

Só com esses valores levantados, é possível fazer uma campanha e oferecer descontos para atrair maior público e ganhar na quantidade.

Fluxo de caixa e saúde financeira da empresa

Este é outro detalhe a ser avaliado para oferecer descontos: qual a situação do fluxo de caixa da sua empresa?

Está precisando urgentemente vender para pagar contas? Ou o fluxo de caixa está sob controle e pode aguardar o processo de vendas normal, aumentando assim a margem de lucro dos produtos?

Não existe uma resposta que aponte se o desconto é bom ou ruim para seu negócio, pois, depende sempre da situação e do momento em que passa a empresa.

O que se faz necessário é uma avaliação e o cuidado para não vender produtos com prejuízos, ou ainda “queimar” os estoques, não conseguindo repor em função dos preços.

Algumas estratégias

Determinar épocas ou um dia da semana para alguma campanha com preços diferenciados é uma excelente estratégia de vendas, uma vez que acostuma os clientes a estarem atentos a estas datas e atraem novos consumidores.

Outra estratégia é aplicar a chamada “escassez do produto”, ou seja, a oferta e o desconto acontecem até determinada hora ou até acabar o estoque direcionado à campanha. Sem dúvida, isto movimenta os compradores.

Outra forma inteligente é oferecer descontos em produtos que estejam associados a outra compra, por exemplo: desconto em uma calça para quem adquire x Reais em blusas.

Analisar a situação, trabalhar de forma planejada, buscar o atingimento de metas e usar a criatividade só fazem bem a seu empreendimento.

Oferecer descontos pode ser uma excelente ferramenta para alavancar os negócios, desde que bem planejado e com critérios bem definidos.
Agora que você entende que precisa de uma estratégia para oferecer descontos, leia também a respeito dos principais erros durante a negociação de vendas.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: