Como estimular a criatividade dentro do ambiente de trabalho

Como estimular a criatividade dentro do ambiente de trabalho

Será que tem como estimular a criatividade dentro do ambiente de trabalho? Afinal, ela é um fator indispensável para o seu time “pensar fora da caixa” e acompanhar as transformações e o dinamismo do mercado.

Pensamento criativo é uma das soft skills mais valorizadas no mercado de trabalho e está entre as que mais pesam entre gestores e recrutadores na hora da contratação.

Segundo informações do Relatório do Futuro do Trabalho, publicado pelo Fórum Econômico Mundial FEM), a criatividade será a quinta habilidade mais valorizada no gigantesco universo do trabalho.

Profissionais criativos ousam e criam ações para superarem desafios, gerarem oportunidades e alcançarem seus objetivos, refletindo em resultados para a empresa.

O ambiente de trabalho pode ser um estimulador para essa capacidade. Quer saber como? Continue a leitura.

Como estimular a criatividade no ambiente de trabalho?

Todos somos criativos por natureza.

Porém, Jeff Dyer, Hal Gregersen e Clayton M. Christensen, os autores do livro DNA do Inovador, afirmam que entre 25% a 40% da nossa criatividade está relacionada à genética, o restante pode ser desenvolvido, especialmente se for incentivado.

Mas, afinal, como estimular a criatividade no ambiente de trabalho?

Liberdade e flexibilidade precisam ser rotina

Não tem como estimular a criatividade em um ambiente engessado e sob pressão.

Quantas vezes, debaixo do chuveiro, você já encontrou solução para algum problema ou teve uma ideia genial?

O pensamento criativo flui a partir do sentimento de liberdade e vai muito além das paredes de um escritório. 

Comece por oferecer um ambiente onde o seu colaborador se sinta à vontade para expressar seus pensamentos e ideias, que possa parar, sair, respirar e inspirar-se quando desejar.

Seu foco não pode ser no cumprimento da jornada de trabalho e sim no bem-estar e na produtividade do seu colaborador e da sua equipe, o que vai refletir em mais qualidade e melhor resultado no desempenho da tarefa.

Você já deve ter ouvido falar que empresas inovadoras, como o Google, por exemplo, em todas as suas unidades criam e oferecem espaços inclusivos, receptivos e divertidos para que seus colaboradores possam “dar um tempo”, arejando e relaxando, mesmo durante a jornada de trabalho. 

Você sabia que Steve Jobs, o lendário fundador da Apple, por vezes realizou reuniões de negócios fazendo caminhadas? 

Sim, o ambiente influencia a criatividade e a flexibilidade por parte da liderança e o sentimento de liberdade do seu colaborador. Essas são chaves de ouro para o pensar, criar, fazer acontecer e, consequentemente, para uma maior produtividade e qualidade no trabalho. 

Proporcione momentos de compartilhamento de conhecimento

Nada melhor para aprender como estimular a criatividade dentro do ambiente corporativo do que se inspirar em ensinamentos de empreendedores que são exemplos de superação e sucesso, de criação e inovação.

Para Steve Jobs: “Criatividade é a arte de conectar ideias” e nada melhor para ligar os pontos do que momentos de compartilhamento de dados, trocas de experiências e conhecimentos entre os membros da equipe.

Você pode fazer isso por meio de:

  • reuniões presenciais ou online durante o horário de trabalho,
  • capacitações,
  • confraternizações.

Não esqueça que o tradicional encontro em torno da mesa do cafezinho pode ser um grande momento para os membros da equipe interagirem, trocarem ideias e voltarem inspirados.

Entenda que os erros são oportunidades de aprendizado

Outra forma de aprender como estimular a criatividade dentro do ambiente de trabalho é compreender que os erros são oportunidades de aprendizado.

Afinal, Bill Gates, o gênio dos computadores, como é conhecido mundialmente, nos deixa o legado: “Toda empresa precisa ter gente que erra, não tem medo de errar e aprende com o erro.”

Quando o líder tem essa compreensão, permite a liberdade aos seus colaboradores de pensarem e agirem “fora da caixa”, buscando sempre fazerem diferente e melhor.

Tenha uma cultura de inovação

Na vida pessoal e profissional, com certeza, muitas vezes você percebeu que no momento que a sua mente e o corpo estão relaxados, o pensamento criativo e a inspiração surgem do nada, não é mesmo?

É exatamente a partir dessa percepção que você começa a compreender que não tem como estimular a criatividade do seu colaborador sem que o ambiente e a forma de gerir favoreçam o pensar criativo e isso só é possível a partir de uma cultura de inovação.

A cultura de inovação começa exatamente pelo seu pensamento criativo e desejoso de transformar o ambiente corporativo em um espaço que inspire e por uma gestão que deixe fluir a criatividade do seu time.

Nessa hora, não esqueça que as soluções da PSIU Educação Corporativa podem ajudar você e toda a sua equipe, afinal, a criatividade não flui sem o conhecimento.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: