Como fazer a gestão de mudança na empresa

Como fazer a gestão de mudança na empresa

Fazem dezenove anos que começamos um novo milênio, onde a tecnologia não para de trazer inovações e mais do que nunca líderes precisam se adaptar para fazer a gestão de mudança nas empresas em que atuam. 

Há décadas Lulu Santos, compositor e cantor, deixou um legado para as gerações “tudo muda o tempo todo”, e essa frase nunca foi tão atual na vida pessoal e no mundo dos negócios, como no momento que vivemos e isso devemos a tecnologia. 

Principalmente no mundo dos negócios nada é estacionário, tudo é dinâmico e, se por ventura, você estiver pensando que na sua empresa está tudo certo e no seu lugar, saiba que tudo a sua volta está passando por constantes transformações.  

Mudar para transformar é regra geral, mas, você, sua equipe e sua empresa precisam estar preparados para definir, proceder e trabalhar com as mudanças necessárias.

Nesse post vamos apresentar pontos importantes que precisam ser observados para a gestão de mudança na sua empresa. Continue lendo nosso post e confira!

O que é gestão de mudança?

A gestão de mudança pode ser definida como uma metodologia muito bem estruturada que serve como guia e preparação para que todos os envolvidos, gestores e colaboradores, se adaptem ao processo de transformação.

Ela busca envolver todos os níveis e setores da organização, reorientando desde os colaboradores, líderes e diretoria para que todos se adaptem à mudança sem atritos ou prejuízos para o conjunto, ou seja, empresa e pessoas. 

Na maioria das vezes, ela exige uma abordagem interdisciplinar e cruza diversas áreas, como:

  • jurídicas,
  • políticas,
  • sociais,
  • tecnológicas,
  • mercadológicas,
  • ambientais
  • capital humano,
  • econômicas.

Se sua empresa vai automatizar alguns setores, por exemplo, a gestão de mudança ajudará na comunicação e na compreensão de todos os envolvidos nesse novo processo para que não haja atrito entre as diferentes áreas.  

Ela visa priorizar o fator humano e tem como objetivo conscientizar, controlar e extrair o que há de melhor de cada um dos envolvidos, para que a transformação ocorra positivamente e alcance os resultados traçados, fazendo com que todos “comprem” a ideia.

Como fazer a gestão de mudança na sua empresa?

Para iniciar um projeto de mudança, um dos principais pontos a ser observado é conhecer os valores culturais da empresa. 

Se for contratada, por exemplo, uma consultoria para realizar esse projeto, os envolvidos precisam saber como agem os tomadores de decisão. 

Depois desse reconhecimento, deve-se fazer compreender os motivos que levam à necessidade de mudança.

Para que isso aconteça é preciso:

Identificar o que precisa ser mudado

É necessária fazer uma revisão nos processos da empresa para, de fato, identificar o que precisa ser mudado e o valor que a mudança trará.

Para isso o gestor precisa responder: 

  • o que não está certo?
  • o que e como pode ser mudado?
  • por que essa mudança é necessária?
  • qual benefício que ela vai trazer para o conjunto?

Prever os riscos

Toda mudança pode trazer riscos operacionais e para a equipe. 

Por isso, é importante ter definidas ações que visem eliminar ou reduzir os impactos que a mudança poderá trazer.

Comunicar para fazer compreender

O líder precisa fazer com que todos os envolvidos compreendam a mudança.

Portanto, busque formas estratégicas de comunicação entre parceiros, fornecedores, colaboradores e dirigentes e faça-os saber:

  • porquê da mudança,
  • para que ela é necessária,
  • objetivo desejado,
  • prejuízos que ocorrerão caso ela não aconteça,
  • vantagens para a empresa e para os envolvidos.

É importante ressaltar que, na maioria das vezes, a mudança traz resistência por parte dos envolvidos, por isso, a comunicação e o convencimento se fazem essenciais.

Cada colaborador precisa compreender a necessidade, e principalmente os benefícios, que ela trará para o conjunto que é otimizar a empresa para melhorar seus resultados e oferecer mais condições de trabalho.

Testes são essenciais

Se dentro da sua estratégia de mudança estiver a adoção de máquinas e equipamentos, não esqueça é vital para a empresa e para os envolvidos diretamente os testes em cada fase de instalação e implementação.

Mensurar, avaliar e corrigir os processos da gestão da mudança

Todo processo de mudança gera dúvidas e o gestor precisa estar aberto aos debates e adaptações que se farão necessárias. 

Para isso, é preciso ouvir para sentir os resultados que a transformação trouxe para a empresa e para os colaboradores, e proceder outras mudanças ou otimizar o que já é sucesso para todos, afinal tudo muda o tempo todo. 

Para isso, nada melhor do que o trabalho em equipe e o engajamento de toda a empresa.


Agora que você já sabe como fazer a gestão de mudança na empresa, continue conosco e acesse nosso post para saber mais sobre o que é liderança compartilhada.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Uma resposta

Os comentários estão desabilitados.

Veja também: