Como fazer uma avaliação de desempenho?

Como fazer uma avaliação de desempenho?

Existem muitas técnicas e ferramentas para a realização da avaliação de desempenho, cada qual com suas características.

Independente do modelo a ser utilizado, o fato é que essa ferramenta possibilita que o profissional seja avaliado sob diversos aspectos.

A partir daí, conhecem-se os pontos fortes do colaborador e aqueles que precisam ser melhorados.

As empresas devem, a partir dessa visão, trabalhar para a melhora da performance dos aspectos necessários e direcionar a pessoa para oportunidades que correspondam com suas aptidões.

Nesse post, mostramos como fazer uma avaliação de desempenho. Continue lendo e conheça mais sobre esse interessante assunto!

O que é avaliação de desempenho?

Ela tem por objetivo confrontar:

  • o que se espera do profissional,
  • quais os resultados obtidos.

A partir da identificação do que se espera do profissional, da transmissão desses objetivos ao colaborador e da análise do seu desempenho em determinado período, é possível identificar se os resultados do seu trabalho correspondem com o esperado.

Essa ferramenta é tão importante que, muito mais do que avaliar o desempenho dos colaboradores, ajuda a identificar possíveis problemas operacionais e possibilita que eles sejam corrigidos.

Organizando e desenvolvendo o processo de avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho pode ser implantada em qualquer organização, no entanto, precisa seguir algumas etapas que garantem a sua qualidade.

Isso significa que existe uma preparação anterior, fundamental para o sucesso da sua aplicação, além, é claro, da própria avaliação e das ações a serem tomadas a partir dos resultados levantados e analisados. Vamos às etapas:

Definição da metodologia

O primeiro passo para a implantação da avaliação de desempenho está em definir qual a metodologia que será utilizada.

Entre as diversas opções, destacam-se:

  • avaliação 360 graus,
  • avaliação 90 graus,
  • autoavaliação,
  • avaliação por indicadores,
  • avaliação por metas e objetivos.

Definição do período da avaliação

A avaliação de desempenho precisa ser realizada obedecendo períodos, como:

  • bimestral,
  • trimestral,
  • semestral,
  • anual.

Uma boa ideia, se sua empresa estiver iniciando o processo, é utilizar no primeiro momento um período mais curto entre as avaliações, e, na medida que os objetivos vão sendo alcançados, modifica-se a periodicidade.

Observação dos critérios estabelecidos por sua empresa

A pontuação que será aplicada deve corresponder com os critérios estabelecidos pela empresa, portanto, é importante avaliar com a diretoria o que se deseja dos colaboradores e como medir o desempenho.

Documentação das avaliações

Todo o processo de avaliação deverá ser documentado, servindo como material para consulta e acompanhamento dos progressos e histórico de cada colaborador.

No entanto, é importante destacar que esse material é confidencial, portanto, deve ser arquivado ou salvo em um banco de dados que atendam às normas de segurança.

Análise e ações a serem tomadas

A partir da avaliação de desempenho, ações precisam ser tomadas para o desenvolvimento de melhorias e correção das falhas.

Programas de treinamento e a aproximação com os colaboradores que possuem dificuldades são importantes para se conseguir vencer os obstáculos e melhorar o desempenho organizacional da empresa.

Além disso, vale bonificar aqueles que atingem os objetivos, demonstrando que a empresa valoriza seus funcionários e premia o bom desempenho.

Agora que você já sabe como proceder para implantar a avaliação de desempenho na sua empresa, continue conosco e leia nosso post que apresenta como lidar com a insegurança no ambiente corporativo.

Observação: não achei nenhuma pesquisa para esse post, apenas muito material da concorrência apontando dados, porém não mencionando fontes.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: