Como realizar uma avaliação de desempenho individual?

Como realizar uma avaliação de desempenho individual?

Principalmente no ambiente de trabalho, pode ser impossível para os colaboradores melhorarem sem qualquer avaliação de desempenho. Por isso ela é tão importante.

Quando falamos em análise de desempenho não estamos apenas abordando a produtividade ou aproveitamento das equipes, mas também no que elas sentem sobre a empresa e de que forma podem ser incentivadas a evoluírem cada vez mais.

Diferente de uma conversa de feedback, que nem sempre é valiosa para ambos os lados, pois pode ser confundida com uma bronca ou uma chuva de críticas, esse tipo de análise se fundamenta em estudar aquela pessoa por completo e não apenas os seus números.

De fato, principalmente em empresas de grande porte, onde os gestores possuem centenas de encarregados e uma agenda cheia, esse tipo de estratégia fique de lado, o que em um primeiro momento pode ser inofensivo, mas depois começam a aparecer os problemas.

Queda no rendimento, maior quantidade de faltas, problemas de relacionamento e até mesmo a maior rotatividade são sinais de que as suas equipes estão abandonadas e precisam da mesma atenção que tiveram ao serem contratadas.

Mas, mesmo em cenários relativamente assustadores, existe uma solução, que pode começar com a aplicação da avaliação de desempenho individual. Entenda do que se trata nesse post e porque ela pode ser fundamental para o futuro da sua empresa.

O que é uma avaliação de desempenho?

Como o nome indica, esse tipo de análise visa reunir os resultados de cada colaborador e compará-los com a média do setor, bem como com as expectativas presentes no plano de negócios em relação àquela posição.

Sendo assim, será possível identificar se o colaborador está abaixo, na média ou até mesmo acima do que lhe foi proposto a fazer, de forma a permitir que o RH possa tomar decisões mais assertivas.

A avaliação de desempenho também tem como foco analisar as habilidades técnicas e comportamentais (hard e soft skills), de forma a incentivar os pontos fortes e trazer todo o apoio para trabalhar o que pode ser melhorado.

Por fim, esse tipo de avaliação permite traçar melhor o plano de carreira do colaborador, tornando o ambiente de trabalho ainda mais satisfatório e produtivo.

Por que avaliar o desempenho dos colaboradores?

Já chegou a pensar que é praticamente impossível melhorar ou buscar novos desafios sem receber qualquer direcionamento para isso?

Centenas de colaboradores são desligados todos os meses e alguns deles não fazem ideia do real motivo disso e o que poderiam ter feito para manterem seus cargos ou crescerem nas organizações.

A avaliação de desempenho é uma ferramenta essencial para que empresas mantenham a produtividade e os indicadores nos planos, bem como os colaboradores satisfeitos e com oportunidades de se desenvolverem ainda mais.

Como realizar esse tipo de avaliação?

Agora que você sabe o que é e o quanto importante é a avaliação de desempenho individual, é hora de entender como colocá-la em prática em sua organização.

Autoavaliação: nessa estratégia, um questionário será dado a cada colaborador, com perguntas que incentivam eles a pensarem sobre a atuação na empresa, o que pode tornar mais clara a questão dos pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades.

Escala gráfica: geralmente com perguntas que devem ser respondidas com uma escala de 1 a 5, onde 1 é a discordância total e 5 a concordância em 100%, o gestor pode traçar um perfil de suas equipes e encontrar formas de conhecê-los com base nas respostas.

Um exemplo desse tipo de análise é: “Me considero um colaborador completo” Caso a pessoa em questão coloque uma nota 2, por exemplo, significa que ele sabe que precisa ser lapidado com cursos, diferentes desafios e até mesmo uma nova posição.

360º: apesar de ser a avaliação de desempenho mais demorada, é também a mais completa. Aqui, serão entrevistados gestores, colegas de trabalho e demais pessoas envolvidas no cotidiano do colaborador.

Aqui, a ideia não é trazer brigas ou incitar o bullying (que inclusive é crime), mas sim entender de que forma aquela pessoa influencia no ambiente.

E aí, pronto para mudar o destino da sua empresa com a avaliação de desempenho? Continue por aqui e leia também sobre porque se preocupar com a cultura organizacional da sua empresa.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: