Matriz SOAR e Matriz SWOT: existe diferença?

Matriz SOAR e Matriz SWOT: existe diferença?

A Matriz SOAR tem sido amplamente utilizada em diversas empresas, inclusive naquelas em que, antes, era aplicada apenas a Matriz SWOT.

Esses métodos de análise trazem importantes contribuições para o planejamento estratégico das ações de um empreendimento, atuando na elaboração de medidas que atendam ao quadro de cada organização.

Para entender como aplicar cada uma dessas metodologias, no entanto, é importante conhecê-las para compreender como podem proporcionar um melhor desempenho.

Pensando nisso, preparamos este post para que você entenda no que consiste a Matriz SOAR e a Matriz SWOT. Confira!

Quais as diferenças entre Matriz SOAR e Matriz SWOT?

Enquanto a Matriz SOAR é um termo mais recente, a metodologia aplicada a partir da Matriz SWOT já é mais conhecida por alguns empreendimentos.

Embora compartilhem diversas semelhanças, cada um desses métodos possui particularidades que podem tornar uma ou outra opção mais adequada para determinados contextos.

Particularidades da Matriz SOAR

Também chamada de Análise SOAR, essa metodologia consiste em uma ferramenta para a elaboração de análises estratégicas voltadas para os pontos fortes de uma empresa.

A sigla corresponde às palavras Strengths, Opportunities, Aspirations e Results. Os termos correspondentes em português seriam forças, oportunidades, aspirações e resultados.

Trata-se, portanto, de estudar quais são os pontos fortes de uma organização, quais são as oportunidades existentes para explorar melhor o potencial da empresa, quais suas aspirações no futuro e quais indicadores serão utilizados para acompanhar seus resultados.

Uma das vantagens proporcionada por essa metodologia é a possibilidade de envolver toda a equipe de um empreendimento na elaboração do planejamento, para que todos contribuam com suas avaliações da atuação da empresa.

Dessa maneira, é possível alinhar a atuação de membros de diversos setores, estabelecendo objetivos comuns e atuando com uma perspectiva mais positiva em relação ao trabalho desenvolvido na organização.

Particularidades da Matriz SWOT

Quando falamos em Matriz SWOT, estamos nos referindo a uma metodologia que também tem como objetivo uma análise estratégica de uma organização, mas com foco naquilo que precisa ser melhorado.

A sigla é formada pelas palavras Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Traduzindo a sequência, teríamos os termos: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Assim, embora parta também da análise de pontos fortes e oportunidades a serem explorados pela empresa, a metodologia se volta para o estudo das fraquezas e ameaças às quais o empreendimento está sujeito.

Nesse sentido, a aplicação da matriz costuma estar mais restrita a membros da gestão da organização, que devem manter-se atentos aos aspectos mencionados, procurando estabelecer um comparativo entre a empresa e a concorrência.

Qual escolher?

Tanto a Matriz SOAR quanto a SWOT podem trazer grandes contribuições ao planejamento estratégico de uma organização, seja para prever quais são os problemas aos quais está exposta ou estudar os pontos fortes que podem melhorar seu desempenho.

Não é preciso, portanto, optar por apenas um desses métodos, sendo possível aplicá-los ao contexto da empresa com objetivos distintos, para fortalecer diferentes aspectos da sua atuação.

Pode ser interessante, também, avaliar o desempenho da organização e identificar qual desses aspectos precisa ser reforçado para atingir uma melhor atuação no cenário em que se encontra.

Nesse sentido, em alguns contextos, pode ser mais relevante analisar a concorrência, enquanto, em outros, identificar pontos fortes a serem explorados se mostre mais efetivo.

Agora que você já conhece as diferenças entre a Matriz SOAR e a SWOT, continue por aqui e saiba mais sobre como construir um banco de talentos!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: