Usar o método SCRUM no desenvolvimento e gestão de projetos é uma excelente alternativa para qualquer empresa, independentemente do porte ou segmento em que atua.
Essa metodologia colabora efetivamente para a qualidade e alcance dos resultados do projeto em desenvolvimento, possibilitando:
- entrega de valor ao cliente,
- atendimento do orçamento e o escopo do projeto,
- garantia da qualidade de vida aos envolvidos no desenvolvimento.
O seu foco está voltado ao desenvolvimento das tarefas, dividindo-os em ciclos, conhecidos como sprints.
Através de reuniões rápidas e práticas, acompanha-se o andamento e progresso de cada ciclo, alinhando os objetivos entre os membros da equipe, corrigindo problemas e focando nos resultados.
Neste post apresentamos a metodologia SCRUM. Continue lendo e saiba como aplicá-la em sua empresa!
O que é SCRUM?
SCRUM é o nome de uma jogada utilizada no rugby que tem por objetivo unir a equipe, formando uma proteção para garantir a posse da bola.
Fazendo uma analogia, é um método voltado ao conjunto, que de forma colaborativa alcançou prestígio no mundo inteiro e que vem sendo utilizado por diversos segmentos no desenvolvimento de variados tipos de projetos.
Como funciona esse método?
Ele valoriza o entendimento das etapas de um projeto, portanto é focado no:
- planejamento,
- execução,
- avaliação.
A partir do domínio de todas as informações, necessidades e do que precisa ser realizado para se atingir os objetivos, consegue-se trabalhar com segurança, agilidade e de forma confortável cada etapa.
Para implementar o SCRUM, deve-se:
Definir a equipe
O primeiro passo está em definir quais são os profissionais que irão trabalhar no desenvolvimento do projeto, em que precisam ser escolhidos:
- Product Owner – líder que faz a comunicação entre o cliente e a equipe,
- Scrum Master – responsável pela orientação e resolução de conflitos,
- Scrum Team – membros da equipe de desenvolvimento.
Identificar o Product Backlog
O Product Backlog é a identificação das tarefas que precisam ser realizadas para que os objetivos sejam alcançados.
Obedecendo a uma ordem lógica que prioriza o essencial e que seja perceptível ao cliente, são definidas todas as etapas a serem desenvolvidas.
Na sequência, o Product Backlog é transformado em um Sprint, que nada mais é do que um pacote de atividades que deverá ser desenvolvido em determinado tempo, não podendo ultrapassar a 4 semanas.
Planejar o Sprint
O planejamento do Sprint consiste em determinar o tempo de entrega do pacote de atividades e no desmembramento do Product Backlog, ou seja, transformar as etapas a serem desenvolvidas em tarefas.
Cria-se, então, o Sprint Backlog, que deve ser repassada ao Scrum Team, definindo-se o tempo de entrega e o que se espera como resultado.
Tornar a gestão do projeto transparente
A metodologia SCRUM defende que a gestão do projeto precisa ser feita de forma transparente, ou seja, toda a equipe conhece o que está sendo feito e quais os resultados que estão sendo obtidos.
Isso possibilita a integração da equipe e o espírito de colaboração entre os seus membros.
Realizar a Daily Scrum
A Daily Scrum é uma reunião diária e rápida que preferencialmente deve acontecer no início do expediente, em que todo o Scrum Team participa e que tem por objetivo compartilhar:
- realizações do dia anterior,
- desempenho profissional,
- planejamento do dia que se inicia,
- dificuldades encontradas,
- resolução das dúvidas.
Essa reunião diária não pode ultrapassar a 15 minutos. Assim, todos ficam sabendo o que está acontecendo no andamento do projeto.
Implementar o Sprint Review
Por último, ao final do desenvolvimento da tarefa, deve-se implementar o Sprint Review, ou seja, mostrar o resultado do trabalho e revisar tudo o que foi realizado.
O objetivo do método é atingir os objetivos e possibilitar a melhoria constante, oportunizando à equipe o aprendizado e novas formas de se atingir os resultados.
Antes de iniciar o seu novo projeto, avalie as possibilidades em utilizar essa excelente metodologia ágil, garantindo qualidade, velocidade e resultados efetivos para o alcance dos seus objetivos.
Agora que você já conhece o SCRUM, leia também nosso post que apresenta a Gestão Humanizada!