Economia colaborativa: o que minha empresa tem a ver com isso

Economia colaborativa: o que minha empresa tem a ver com isso

Ninguém tem dúvida que a Internet mudou o mundo, permitindo que povos do planeta inteiro estejam interligados o tempo todo.

A comunicação globalizada trouxe novas maneiras de comportamento para o ser humano. A velha frase – cada um por si, já não tem mais fundamento.

 

Hoje formamos um todo, estamos interligados numa grande rede social e neste contexto novas formas de pensar, de agir e até mesmo de trabalhar ou produzir surgem no chamado mundo moderno.

E na era do compartilhamento, a economia colaborativa também vem ganhando espaço e importância neste novo tempo.

Alguma vez, você já se percebeu pensando o que sua empresa tem a ver com a economia colaborativa e esses novos conceitos de mercado? Falaremos mais no nosso post. Continue lendo!

A Internet conscientizando e mudando hábitos

Por muito tempo quando se pensava em “negócios” existia uma ideia formada que alguém produzia alguma coisa e outra pessoa ou empresa comprava o que foi produzido. Os verbos ou a ação de produzir e vender, eram as alavancas do sucesso e o objetivo de todo empreendedor.

Isto tudo desencadeou um consumismo inconsciente e desnecessário e uma busca desenfreada ao sucesso financeiro a qualquer preço.

O trabalhar e receber o salário fez parte do dia a dia de gerações, por décadas. Homens e mulheres passavam suas existências em uma só empresa, quase sempre fazendo a mesma coisa e esperando a tão sonhada promoção.

Com o fenômeno da Internet novas concepções de trabalho e de investimento ganharam forças. Hoje um novo verbo ganhou espaço entre os empreendedores: dividir ou compartilhar é a grande sacada.

Uma nova maneira de olhar o mundo. Uma nova consciência e percepção. Compartilhar e trocar serviços e objetos tornaram grandes opções de negócios e a partir desse conceito surgiu então a economia colaborativa.

O que é economia colaborativa?

Também chamada de economia compartilhada ou em rede, a economia colaborativa tem como principal fundamento a troca de bens e serviços.

Um sistema que permite que todos os envolvidos sejam beneficiados de alguma forma, sendo para os especialistas o caminho da economia mundial. E o Brasil já é o líder da iniciativa no mercado latino-americano segundo pesquisa da IE Business School em parceria com o BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Pense num conjunto de pessoas onde se compartilham recursos humanos, onde se possa dividir espaço físico e ainda somar os recursos intelectuais, todos juntos trabalhando, não como funcionários, mas trocando ideias, espaços, serviços e bens.

Na economia compartilhada o grande fenômeno é a confiança existente entre os envolvidos.Todos têm condições de usufruir de produtos e serviços, sem a necessidade da posse individual.

Os aplicativos e a tecnologia em si, são grandes aliados e contribuem para o alavancar da economia colaborativa.

Citamos: Airbnb, Uber, Tem Açúcar, DogHero, mas existem outras formas para você usar o sistema de compartilhamento.

Economia colaborativa na empresa

Você deve estar se perguntando como associar a economia colaborativa com a sua empresa. Para que se consiga aderir a este sistema há necessidade de pensar como um coletivo e não mais no individual.

Existem algumas estratégias de economia colaborativa para quem já é empreendedor ou para quem está pensando em iniciar um novo negócio. Vejamos:

Crowdsourcing – Pense em um grande número de pessoas pensando sobre a mesma coisa. É isso que acontece no crowdsourcing. Existem sites específicos onde você coloca a sua ideia ou necessidade e a partir daí profissionais conectados na rede, começam apresentar soluções para a sua proposta.  Por exemplo, se você trabalha com revenda de microcomputadores  e está precisando de um Sistema de Gestão Empresarial, nesta rede alguém se apresenta como uma softwarehouse disponibilizando o produto e pedindo como pagamento que você revenda os sistemas dele ou certamente você pagará um preço bem mais baixo que o normal de mercado.

CrowdfundingVocê tem uma excelente ideia e não tem como investir nela? O crowdfunding pode-se comparar com a conhecida vaquinha entre amigos, só que através de um sistema de financiamento colaborativo, promovido na internet, onde várias pessoas, contribuem com pequenas quantias para ajudar na viabilidade de um projeto.

Coworking – De repente você tem um espaço no seu escritório ou empresa que está ocioso, sem uso. Este espaço poderá ser dividido com um outro profissional e ele poderá pagar em dinheiro pelo uso ou com serviços para você. Compartilha-se espaço.

Outro ponto legal de se pensar a respeito desse novo conceito, é como os produtos e serviços passaram a fazer parte de uma economia de recorrência.

Hoje, por exemplo, ninguém mais vai a uma locadora para alugar um filme e sim assina-se o Netflix.

As pessoas estão deixando de lado os bancos e tarifas absurdas em troca de um serviço digital ágil e prático, como o Nubank.

Isso não quer dizer que não existirá mais espaço para as locadoras ou para os bancos, mas sim, que esses devem estar abertos a uma nova concepção de economia e se adaptarem se quiserem sobreviver.

Mente aberta e economia colaborativa

A economia colaborativa vem mostrar um nova concepção de investimento, tendo como base a confiança entre os envolvidos e o compartilhamento mútuo entre todos.

Mostra um novo conceito, onde usar e compartilhar é melhor que comprar ou ter. Convida a todos a uma nova experiência, a de não mais sair comprando tudo que precisa, mas trocar o que for possível.

Trocar espaço, experimentar convivências. Ser útil é mais importante que ter posses.

Experimentar e compartilhar é o grande negócio, e isso quer dizer que todo empresário precisa estar preparado para esta nova era.

Lembrando que todo produto ou serviço feito com excelência de qualidade terá seu público garantido.

Faça a experiência do dividir a informação, compartilhando nosso post com um amigo.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: