O número de pessoas conectadas à Internet cresce diariamente no mundo inteiro.
No Brasil, mais de 64% da população têm acesso à Internet, quer seja pelo uso de um computador ou por meio do aparelho celular.
Com base no crescente número de usuários cresce também o mercado digital.
Inclusive, a maioria dos grandes nomes de empresas físicas usam as lojas virtuais para atender ao usuário, como o exemplo da Amazon que foi uma das primeiras companhias a comercializar seus produtos por meio da Internet.
Mas, não são só as lojas virtuais que crescem, existe uma crescente também de outros segmentos de empreendedorismos digitais.
O post de hoje fala sobre empreendedorismo digital, explicando o que é e como você pode adaptar o seu negócio ao mundo digital ou iniciar um novo modelo. Leia mais!
O que é empreendedorismo digital?
Empreender é muito mais que simplesmente iniciar um negócio. É fazer do comum algo novo e diferente para ganhar o mercado. É ir em busca de novas oportunidades usando da criatividade e inovação, e por isso para empreender é preciso coragem.
Quando falamos do empreendedorismo digital nos referimos ao desenvolvimento de um modelo de negócio inovador, diferente e que funcione na Internet.
Esse empreendimento deve oferecer um produto e/ou serviços diferenciados usando um meio digital, seja para mostrar, informar sobre o seu produto e até mesmo vender e, consequentemente, lucrar.
Observe, que lucrar não é o objetivo primeiro e sim o último. E no decorrer do post, explicaremos o porquê.
Existe um melhor produto para vender na internet?
Muito provável que um produto diferenciado seja melhor que vários produtos iguais e sem atrativos.
No entanto, o melhor produto será aquele que você tem conhecimento sobre ele. É preciso ter uma afinidade com que se vai vender.
Você precisa passar para o seu cliente confiança e isso só será possível sabendo o que você está vendendo, para poder informar de forma segura para o interessado.
Portanto, use o seu conhecimento para apostar no empreendedorismo digital.
Dessa forma você pode:
Criar um produto próprio
Uma das alternativas, então, para iniciar um negócio digital é criar o seu próprio produto.
E, como falamos, esse produto precisa ser criado baseado em algum conhecimento. Portanto você precisa saber o quer vender, conhecer sobre o produto e aí expô-lo na Internet.
Essa exposição pode ser feita por meio de um site, de um blog ou também usando de links patrocinados.
Produtos terceirizados
Outra opção é a possibilidade de trabalhar e vender produtos de terceiros, tornando-se parceiro ou afiliado de outros empreendimentos.
Nessa opção você também precisa conhecer a fundo o produto e nicho com que irá trabalhar.
Você também precisa confiar no que está oferecendo para o mercado, agregar valores para o seu público e aí oferecer o produto, também por por meio de site, blogs, lista de e-mail e outros meios digitais.
Alternativas para o empreendedorismo digital
Existem várias maneiras de se tornar um empreendedor digital, podendo fazer o uso de ferramentas já prontas na Internet ou você mesmo escolher a forma que quer trabalhar: como a criação de um site, de blog, e outros meios.
Existem também as ferramentas já prontas, como o Mercado Livre, Enjoei, OLX, que já são conhecidas dos usuários e consumidores online, o que pode se constituir em grandes aliadas para iniciar o negócio digital.
Para o uso das ferramentas prontas é necessário pagar uma certa taxa para uso.
Ou como já dissemos em parágrafos anteriores, você pode criar um site, blog ou até mesmo listas de e-mails, você terá mais trabalho, mas o retorno será completamente seu e você vai administrar do seu jeito.
O mito de ganhar dinheiro imediato
Muitos empreendedores investem para entrar no mundo digital porque têm a falsa ideologia que o dinheiro, ou o lucro, virá de imediato.
Em um dos parágrafos acima citamos que lucrar deve ser o último objetivo, dizemos isso, porque o empreendedorismo digital, embora seja dinâmico, exige toda uma estratégia.
O primeiro objetivo deve ser de conquistar e fidelizar clientes por meio de informações em que ele passe a confiar em você e no produto que você está mostrando e oferecendo.
Você precisa, então, primeiro conquistar uma audiência qualificada para o seu site ou blog e aí sim, oferecer e vender o seu produto ou serviço.
Para mensurar seus erros e acertos e até mesmo conhecer o perfil do seu público conte com ferramentas como Google Analytics que podem contribuir para a análise de resultados.
Está pensando em se tornar um empreendedor digital? Não deixe de descobrir os 8 desafios que um empreendedor precisa vencer para alcançar o sucesso. Boa leitura!