O que é gestão empresarial e porque ela é importante

O que é gestão empresarial e porque ela é importante

O mercado está cada vez mais competitivo e não há como negar isso!

Só em 2017 nasceram mais de 2 milhões de empreendimentos no Brasil, o maior número apurado desde que o Serasa começou a fazer essa pesquisa anual, em 2010.

Tendo em vista a grande mudança no mercado, é necessário você, empresário, se atualizar para que sua empresa possa crescer ainda mais!

A gestão empresarial tem essa função: trazer o bom funcionamento externo e interno da sua empresa, buscando um melhor resultado.

Se você quer saber mais sobre a gestão empresarial e porque ela é importante, continue lendo!

O que é gestão empresarial?

É difícil definir gestão empresarial em poucas palavras, já que o termo envolve tudo que está por trás das metas e dos objetivos, desde a definição destes até os recursos utilizados para alcançá-los.

A gestão empresarial está envolvida em todo planejamento, organização, liderança, direção e até mesmo os recursos humanos da empresa.

É necessário haver uma construção de um modelo de gestão empresarial, levando em consideração as atividades da organização, sua cultura e seus princípios.

Muitas pessoas acham que gestão empresarial é a mesma coisa que administração. Mas, elas são diferentes.

Quando falamos sobre gestão empresarial estamos focando apenas em um dos pilares que compõe a administração, que é a parte responsável pela verificação da execução dos projetos pelos colaboradores da empresa.

Logo, o gestor tem como função a motivação dos colaboradores, estimulando o envolvimento em novos projetos.

Isso não quer dizer que o gestor deve controlar os colaboradores da empresa, muito pelo contrário! Cabe a um bom gestor dar a liberdade para seus funcionários para que desenvolvam a criatividade, autonomia e responsabilidade com seus projetos.

Mas, não pense que um gestor precisa ser unicamente formado em administração! A partir do momento que você comanda sua equipe, você tem o papel de gestor.

Cabe a você entender que sem um líder os colaboradores não irão se motivar e que você sem seus colaboradores nada é.

Devemos pensar em uma empresa como sendo uma grande máquina. As peças são seus colaboradores e você é responsável por manter tudo funcionando.

É uma relação de dependência e cada um deve ser valorizado no seu papel.

Qual a importância da gestão empresarial?

Assim como falamos, o gestor não tem como papel o controle total dos projetos, mas sim a valorização e a motivação dos seus colaboradores.

Dessa forma, a empresa irá ser melhor gerenciada e alcançará melhores metas e objetivos, mas nunca esquecendo da importância dos seus colaboradores no processo.

Um colaborador que se sente motivado e valorizado dentro da empresa, irá fazer mais que o suficiente para bater as metas, e começará a fazer o seu melhor!

Existem alguns tipos de gestão empresarial já prontos, como a Cadeia de Valor: onde é feita uma análise total da empresa para verificar seus pontos positivos quando comparados a outras empresas.

O Ciclo de Inovação também é bastante conhecido: onde é avaliado de perto qual impacto as diferentes inovações tiveram dentro da empresa.

Mas, você não precisa ficar preso a um método pronto de gestão empresarial!

Crie o seu próprio, buscando um relacionamento, compartilhando a liderança e valorizando cada passo dos seus colaboradores!

Se você gostou desse texto, não deixe de ler 5 erros de líderes na gestão de pessoas!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Uma resposta

Os comentários estão desabilitados.

Veja também: