Muitas vezes, em relação ao trabalho, sentimos que nossa lista de afazeres apenas aumenta, independente do quanto trabalhamos.
Para evitar que isso aconteça, é necessário se organizar, seja através de algum recurso inventado pela própria pessoa ou de um pronto, como a Matriz Einsenhower.
Esse método tem como função organizar suas atividades de acordo com a prioridade e com a importância delas.
Se você quer saber mais sobre ele e como você pode utilizá-lo, continue lendo o nosso post!
Como a Matriz Einsenhower surgiu?
Se você gosta de história, já deve ter feito a ligação desse método de organização com Dwight Eisenhower, o 34º presidente do EUA que governou entre os anos de 1953 e 1961.
Eisenhower era famoso por controlar bem sua rotina e cumprir seus objetivos.
O método que ele criou foi consequência de anos de experiência militar, como general, e também pelo seu ano de presidência na Universidade Columbia.
Como Einsenhower era reconhecido pela sua eficiência, seu método de organização foi ficando famoso e é amplamente utilizado até hoje.
O que é a Matriz Einsenhower?
A Matriz Einsenhower é baseada em dois termos: importante e urgente e, para compreender melhor o seu conceito, é fundamental ter clareza sobre eles.
Importante x Urgente
Importante representa uma atividade que tem grande relevância para o trabalho, como um relatório de ou o envio de um orçamento para o cliente.
Já urgente é considerado aquilo que deve ser feito o mais rápido possível, pois, tem data limite, como a inscrição em um seminário ou marcar uma reunião com o cliente que quer fechar até o final do mês.
Nem sempre uma atividade precisa se encaixar exatamente em uma dessas categorias.
A Matriz
Agora que você já sabe o conceito de importante e de urgente, podemos falar sobre a Matriz Einsenhower.
Ela é separada entre 4 níveis:
- Importante e urgente;
- Importante e não urgente;
- Urgente e não importante;
- Não urgente e nem importante.
Quando sua atividade é importante e urgente, é necessário que ela seja feita imediatamente.
Se é importante, mas não tão urgente, você deve anotá-la e decidir quando é possível fazer, sempre lembrando de fazê-la antes de se tornar urgente.
No caso de ser urgente e não importante, você pode delegar essa atividade para outra pessoa, como secretário, estagiário ou outros colaboradores da empresa.
E se a atividade não for nem importante e nem urgente, basta você anotá-la para fazer quando possível.
Normalmente, essa matriz é representada dessa forma:
Para você utilizar a Matriz de Einsenhower, basta dividir todas suas tarefas nos 4 níveis existentes, anotar em cada quadrante e ir apagando quando for cumprida.
Se você gostou de ler sobre a Matriz Einsenhower, que tal saber mais sobre Design Sprint: você conhece essa metodologia do Google?.