Se sua empresa possui produtos e serviços de qualidade, a implantação de uma equipe de trabalho de alta performance vai, sem dúvida, alavancar e transformar o seu negócio.
Uma equipe de alta performance é aquela que atua com proatividade, sempre atenta aos acontecimentos e envolvida nos processos da empresa.
É visível, quando visitamos alguma empresa, o comprometimento da equipe de alta performance, bem como as instituições onde as pessoas estão apenas aguardando o dia do pagamento.
Mas, não pense que a responsabilidade é apenas do colaborador. A empresa, diretores e gestores tem grande impacto na definição e acompanhamento das equipes.
Nesse post, vamos apresentar detalhes do que é e como formar uma equipe de alta performance. Continue lendo e confira!
O que é equipe de alta performance?
A organização da empresa, bem como uma metodologia de trabalho bem estruturada e implantada, é o combustível para se formar uma equipe de alta performance.
Uma equipe de alta performance é aquela que tem compromisso com o negócio, atuando com competência e alinhada aos objetivos, missão e valores da corporação.
Essa equipe precisa ser criativa, conhecer processos e gestão, desenvolver ideias e opinar para a melhoria contínua.
Para entendermos melhor o que caracteriza essa equipe, podemos apontar alguns fatores necessários para que o grupo esteja envolvido com a empresa:
- Definição de liderança;
- Reconhecimento das individualidades;
- Investimento em treinamento e aperfeiçoamento;
- Possibilidade de todos os membros opinar, sugerir e criticar;
- Visão de equipe, onde todos se ajudam e buscam os objetivos;
- Comprometimento de todos os envolvidos, sem exceção;
- Antecipação e proatividade;
- Compartilhamento de conhecimento;
- Comunicação e reuniões para ajustes e motivação;
- Confiança entre todos os participantes e com a empresa;
- Colaboração e integração entre todos;
- Integridade;
- Empatia e respeito;
- Retorno e premiação pelo sucesso.
A combinação dessas características e a percepção por parte dos colaboradores que a empresa incentiva e não abre mão desses valores, irá despertar o interesse de muitos profissionais em buscar uma oportunidade e crescer com o negócio.
Como montar uma equipe de alta performance?
Com as regras bem definidas, os objetivos apresentados para que todos saibam onde a empresa deseja chegar e qual o caminho traçado para atingi-los, é fundamental uma apresentação da metodologia a ser adotada.
É necessário que as regras sejam claras, as responsabilidades de cada setor e de cada colaborador bem definidas e, principalmente, exista clareza sobre o que se espera de cada um.
A definição de metas e indicadores de acompanhamento são ferramentas que motivam a equipe e fazem com que aconteça o movimento para alta performance, mas, cuidado para não criar objetivos impossíveis de serem atingidos.
Envolvimento e recompensas
Reúna a equipe pelo menos uma vez ao mês para uma avaliação sobre os indicadores de desempenho de cada setor, onde possa ser apresentado o que foi conquistado e o que precisa ser feito para reverter algum possível problema.
Envolva a equipe, pergunte, peça a opinião, incentive as sugestões e retorne com uma resposta sobre cada uma delas, valorizando o colaborador e sua dedicação. Mesmo que a sugestão não possa ser implantada, explique e mostre outros caminhos.
Estabeleça uma política de recompensas pelos objetivos alcançados, onde todos possam enxergar um futuro promissor se fizerem a sua parte, incentive e mostre os desafios e as conquistas que todos podem alcançar.
E, finalmente, seja um líder de alta performance, demonstrando que a equipe possui alguém em que pode confiar.
Se você gostou desse artigo, leia também nosso post sobre como montar uma equipe de vencedores.