Buyer Persona: o que é e como ela pode ajudar seu marketing

Buyer Persona: o que é e como ela pode ajudar seu marketing

Um termo relativamente novo surgiu com força no marketing de relacionamento e conteúdo: a buyer persona.

Esse conceito permite que você conheça a fundo o perfil do seu público alvo, através de pesquisas que serão realizadas para este fim.

Em se tratando de negócios, por mais que as pessoas sejam diferentes, aquelas que se interessam pelo seu produto ou serviço, geralmente têm um perfil semelhante entre si.

E é este perfil que vem caracterizar a buyer persona. O que as pessoas que compram seu produto ou acessam seu site e leem seus artigos têm em comum.

Nesse post daremos mais detalhes sobre a buyer persona, inclusive como criar uma, continue lendo!

O que é uma Buyer Persona?

Em plena era digital, tudo é muito rápido e tudo se transforma ou se moderniza. E nesse contexto entram também as estratégias para se conquistar ou cativar um cliente.

Hoje, a era do marketing digital torna mais fácil investir em ações voltadas para o conhecimento do perfil do cliente final.

Ou seja, você precisa adequar seus serviços ou produtos, de forma especialmente, para atender quem você sabe que tem interesse neles.

Uma Buyer Persona nada mais é do que um personagem semi ficcional que representa o cliente ideal da sua empresa.

Como surgiu a Buyer Persona?

Na década de 90 o americano Alan Cooper estava desenvolvendo um software para gestão de projetos e para isso entrevistou colegas que ele considerava que tinham o perfil de usuário do produto que ele estava desenvolvendo.

Após a entrevista, reuniu as informações e criou uma personagem ou uma usuária imaginária chamada Kathy com as características em comum obtidas nas entrevistas com os amigos.

O termo Buyer Persona foi usado pela primeira vez por Cooper em um livro de sua autoria chamado: Os loucos estão controlando o sanatório.

Como criar uma Buyer Persona?

Mesmo sabendo que uma Buyer Persona é um personagem semi fictício, a persona criada não deve ser baseado em achismos ou suposições.

Ela deve ser criada a partir de informações concretas sobre o perfil das pessoas que utilizam o seu produto ou serviço, os seus clientes.

Aqui, vamos repetir que as pessoas são diferentes, mas os seus clientes ou os seus leitores final têm características semelhantes e é esta similaridade que será trabalhada no final para produzir o conteúdo, ações de marketing e venda ou as melhorias no seu produto.

Vamos imaginar que você entrevistou através das mídias sociais 30 clientes ou pessoas que você pensa que podem ser seu público alvo.

A partir das informações das respostas você criará o seu usuário imaginário ou a sua Buyer Persona.

A persona vai ter características mais sólidas e mais conclusivas, ricas em detalhes, o que vai facilitar o meio de como você vai chegar até o seu público alvo.

E aqui vale ressaltar a diferença entre buyer persona e público alvo.

Buyer Persona

É um personagem fictício construído a partir de grafia de pessoas reais, com características psicológicas, que representa um grupo com qualidades e comportamentos parecidos.

Para criação de buyer persona leva-se em conta dados como:

  • Idade;
  • Cargo;
  • Mídias sociais que usa;
  • Estilo de vida;
  • Como costuma realizar suas compras;
  • Frustrações e realizações
  • E outros pontos que julgar necessário para criação de um único perfil.

Abaixo, descrevemos uma Buyer persona:

“João tem 25 anos e é formado em administração, trabalha no setor financeiro de uma empresa de tecnologia. É solteiro e tem um filho com quem passa o final de semana junto. Seus hobbies são ver futebol e ficar no Facebook. Além disso, gosta de sempre estar lendo sobre tecnologia. João é muito desorganizado, sempre buscando aplicativos no celular, como agendas e organizadores pessoais. Ele está procurando pelo aplicativo perfeito para solucionar seu problema.”

Lembrando que a sua Buyer Persona é uma peça pronta daquele momento, para aquele produto ou serviço. Isso quer dizer que ela pode sofrer alterações conforme o seu produto ou serviço também sofrerem.

Como uma Buyer Persona pode ajudar seu marketing?

Público final

A partir da Buyer Persona se determina o público alvo, que se constitui num grupo de pessoas que uma empresa pretende atingir como futuros consumidores quer seja do seu produto ou serviço.

Dessa forma, sua equipe de marketing e de produto poderá desenvolver melhor os textos, e consequentemente as soluções da sua empresa.

Invista na criação de uma Buyer Persona e depois disso é só focar nos conteúdos certos, nas mídias sociais corretas e esperar pelo sucesso!

Não deixe de compartilhar esse texto com seus amigos!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: