Canais de distribuição de conteúdo: o que são e como utilizá-los?

Canais de distribuição de conteúdo: o que são e como utilizá-los?

Se você trabalha com marketing digital, sabe que é necessário traçar uma estratégia detalhada, pensando na sua buyer persona, jornada de compra e, claro, na forma de divulgação do conteúdo.

Atualmente, existem diferentes canais de distribuição de conteúdo e cabe a você escolher aquele que melhor se encaixa com o seu possível cliente e com o perfil da sua empresa.

O post de hoje vai explicar o que são canais de distribuição de conteúdo, citar alguns exemplos e como você pode utilizá-los. Continue lendo!

O que são os canais de distribuição de conteúdo?

Canais, seja de vendas ou de marketing, representam a forma que você alcançará e se relacionará com seus possíveis clientes.

No caso de canais de distribuição de conteúdo, assim como o nome já diz, são os meios que você utilizará para fazer a distribuição do conteúdo produzido pela sua empresa voltado ao seu potencial cliente.

Existem diferentes tipos de canais de distribuição de conteúdo e cabe a você julgar quais serão mais eficientes ou não, baseado no perfil do seu público.

Como utilizar os canais de distribuição de conteúdo?

A primeira coisa que você deve fazer para montar uma estratégia de divulgação eficiente é realmente compreender sua buyer persona.

Vamos supor que você tenha uma empresa que venda materiais para reformas. Agora, para melhor compreensão vamos citar dois tipos diferentes de buyer persona.

Cláudia, 24 anos, trabalha na administração de uma grande empresa. Acabou de comprar uma casa, por isso, em seu tempo livre, ela gosta de ficar nas mídias sociais e de ler sobre reformas.

Como já foi falado na descrição da buyer persona, a melhor forma de se alcançar esse possível cliente será utilizando as mídias sociais para a divulgação de conteúdo.

Agora, veja um outro exemplo de buyer persona da mesma empresa:

André tem 65 anos e trabalha como pedreiro. Em seu tempo livre busca em mecanismos de pesquisas sobre reformas para casa para oferecer um serviço mais completo para seus clientes.

Pensando no caso do André, a melhor forma de fazer divulgação de conteúdo seria tornando seu conteúdo mais acessível pelos mecanismos de busca, ou seja, otimizando o seu SEO.

Por isso, você precisa focar na escolha dos seus canais de distribuição de conteúdo pensando na sua buyer persona, qual canal ela mais usa e como você pode aumentar a probabilidade do possível cliente visualizar seu conteúdo.

Quais são os principais canais de distribuição de conteúdo?

Agora que você já entendeu qual a importância de escolher o canal apropriado, podemos listar alguns dos principais canais de distribuição de conteúdo.

1 – Blog

Se você já trabalha com Marketing Digital, sabe que ter um blog é essencial para a distribuição de conteúdo.

O blog deve ser a fonte principal de informações da sua empresa e, por isso, toda divulgação de conteúdo deve estar diretamente ligada a ele.

2 – Associação com outros blogs e sites

Você também pode buscar fazer associação com outros blogs e sites para que eles publiquem seu conteúdo e, por consequência, divulguem sua empresa.

Isso pode ser feito de várias maneiras diferentes.

Você pode construir um relacionamento com a empresa, lançando conteúdos regularmente e, claro, oferecendo seu blog para a divulgação do conteúdo deles, criando link buildings relevantes.

Outra maneira muito popular é por meio de um Guest Post, que consiste em ter uma produção feita por um convidado, no caso, sua empresa. Além de você estar se posicionando para outro público, ainda ganhará reconhecimento.

3 – Mídias sociais

É impossível falarmos de canais de distribuição de conteúdo e não citar as mídias sociais.

Segundo uma pesquisa realizada Pew Research, mais de 56% dos adultos utilizam uma ou mais mídias sociais.

Por essa razão, a mídia social se torna um canal de distribuição de conteúdo essencial!

Mas sempre foque na mídia social que sua buyer persona mais usa, assim, suas chances de alcançá-la aumenta.

4 – Mídias pagas

As mídias pagam também são uma ótima forma de divulgação de conteúdo.

Basicamente, a mídia paga faz com que seu blog apareça como primeiro resultado ao ser feito uma busca com certas palavras-chave.

Ou ainda pode-se trabalhar com anúncios pagos em display, links patrocinados em mídias sociais, enfim, as possibilidades são muitas.

No caso citado acima, do André, essa seria a alternativa ideal para alcançá-lo a curto prazo.

5 – E-mail marketing

Por fim, mas não menos importante, o e-mail marketing. Ainda que seja um canal antigo, tem muita influência no consumidor e é um dos principais meios de distribuição de conteúdo.

Você pode ofertar uma newsletter para que o possível cliente receba por e-mail os últimos conteúdos produzidos ou apenas nutrir o relacionamento com um antigo comprador.

Escolher os canais de distribuição de conteúdo da sua empresa é essencial! Se quiser saber mais sobre como escolher a mídia social ideal para a sua empresa, leia aqui.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: