Conheça o marketing de causa e quais as vantagens de adotá-lo

Conheça o marketing de causa e quais as vantagens de adotá-lo

Conhecido pelos seus benefícios, que incluem mais do que visibilidade e melhor divulgação, o marketing de causa também encanta por seus outros objetivos, como os sociais.

Quando o assunto é sobre qualquer tipo de marketing, é comum associar a campanhas com foco nas vendas e em alcançar o maior número de pessoas, para que virem clientes depois.

No entanto, mesmo que quase todas as empresas que contratam serviços de marketing tenham o objetivo de vender mais, nem todas pensam exclusivamente assim, unindo também o seu poder de visibilidade para fazer o bem para onde estão inseridas.

Posicionar-se perante injustiças sociais, apoiar campanhas sustentáveis e até mesmo celebrar datas importantes, como o Dia das Mulheres e o Dia do Orgulho LGBTQIAP+ também pode fazer parte do escopo de marketing de uma organização.

Mesmo que esse tipo de posicionamento não gere vendas diretamente, serve para conscientizar a população, auxiliar a arrecadação de fundos para ONGs e demais órgãos e também mostrar que a organização não pensa apenas em vender, por exemplo.

Esse conjunto de práticas voltadas para a sociedade e natureza, usando as ferramentas de divulgação, ganha o nome de marketing de causa.

Entenda, neste post, do que se trata esse tipo de comunicação e divulgação da empresa e descubra se esse caminho é uma boa para a sua marca.

O que é o marketing de causa?

Não é só as pessoas que apoiam causas sociais e ambientais, sabia? 

Empresas também podem e devem se posicionar diante injustiças sociais, preconceitos, descarte correto de lixo, discriminação, sustentabilidade e demais pontos importantes, isso faz parte da cultura delas.

É aí que entra o marketing de causa: o conjunto de ações que geralmente são usadas para a divulgação de marcas e produtos para disseminar o posicionamento das empresas perante os mais variados objetivos.

Um grande exemplo de marketing de causa é o realizado pela empresa de sorvetes Ben e Jerry’s, que não faz campanhas em prol da comunidade LGBTQIAP+ apenas no mês do orgulho, que é junho, mas o ano todo.

Desde dos anos 80, a marca deixa claro o seu posicionamento contra qualquer tipo de discriminação e o apoio a todas as formas de amor.

Outras empresas empenhadas nesse tipo de marketing são Doritos, Mc Donalds e até mesmo a Havaianas.

Vantagens de adotar o marketing de causa

Agora que você já sabe o que é e viu alguns exemplos de cases de sucesso de empresas que adotam o marketing de causa, é hora de conferir os benefícios que a sua marca pode obter ao adotar essa forma de divulgação e alcance.

Evidencia o compromisso da empresa com a sociedade

Uma empresa não possui apenas o objetivo de vender. Ela gera empregos, move a economia local e também pode marcar presença nos compromissos que rodeiam a sociedade.

Empresas que se engajam em fazer uma diferença positiva para a sociedade podem usar o seu poder para isso, podendo pode ser feito de dentro para fora, com oportunidades de emprego inclusivas, ambientes com acessibilidade e mais.

Aumenta as vendas e lembrança da marca

O marketing de causa aumenta as vendas da marca, mesmo que essa não seja a principal intenção. Isso acontece porque empresas que se posicionam e agem de acordo com o que dizem tendem a obter maior visibilidade e lembranças positivas.

Ah, claro que tanto as pessoas dos grupos sociais que estão sendo homenageados bem como as simpatizantes e adeptas de ONGs e militâncias também se engajam com a marca.

Promove a fidelização de clientes

Empresas transparentes e que se posicionam tendem a aproximar os clientes e tornar aqueles que já conhecem a empresa mais presentes ainda, fidelizando-os.

A fidelização é repleta de benefícios, entre eles o de manter a boa imagem da empresa e também o termômetro de estar fazendo bem o seu trabalho e oferecendo produtos de qualidade, além de comunicação assertiva.
E aí, pronto para agregar esse tipo de marketing na sua empresa? Por falar nesse assunto, aproveite para ler também sobre a importância da cultura organizacional e porque se preocupar com ela.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: