Empresas têm grande papel social, por isso muitas já compreenderam que a diversidade e inclusão no ambiente corporativo vão muito além do cumprimento de legislação.
Dentro de uma organização existem vários fatores que quando não são trabalhados, discutidos e respeitados, podem vir a prejudicar a integração da equipe e a produtividade de uma maneira geral.
Por outro lado, quando aprimoradas e consideradas, essas diferenças agregam valores, trazem aprendizado coletivo e podem se caracterizar em benefícios para colaboradores e empresa.
Nesse sentido, um negócio pode auxiliar na mudança de valores criando novos conceitos no ambiente, ajudando, assim, a promoção da igualdade e da justiça social fora e dentro dele.
Além, é claro, de melhorar sua vantagem competitiva no mercado e reter mais seus talentos.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo nosso post.
A importância da diversidade e inclusão no ambiente corporativo
Hoje, a Lei 8.213/1991 determina que toda empresa que possui mais de 100 pessoas no seu quadro de trabalhadores precisa destinar 2% das vagas para portadores de deficiência física.
Esse número sobe de acordo com a quantidade de funcionários e pode chegar até 5% do total de colaboradores para empresas com mais de mil contratados.
No entanto, a inclusão no ambiente corporativo não deve acontecer somente em cumprimento à legislação e com pessoas que possuam deficiências físicas.
A diversidade dentro de uma empresa pode ser percebida devido à:
- idade,
- religião ou crença,
- orientação sexual,
- gênero,
- deficiências,
- raças e culturas.
Inclusão, atualmente, é muito mais abrangente e ao promovê-la, uma organização ganha porque terá colaboradores com perfis diferentes no:
- modo de pensar,
- agir,
- resolver,
- enfrentar
- criar,
- aprender,
- ensinar.
Isso tende a levar uma companhia a aumentar seus números e sua qualidade.
Um estudo realizado pela consultoria McKinsey & Company estima que empresas que trabalham com a diversidade e inclusão no ambiente corporativo chegam a aumentar a sua lucratividade em até 35%.
Como implementar a diversidade e inclusão no ambiente corporativo?
Para implementar a diversidade e inclusão no seu negócio, primeiro é preciso mudar a mentalidade de todos que compõem a organização: líderes e colaboradores.
Isso não acontece de uma forma brusca, exige alguns passos importantes.
São eles:
Avalie a sua empresa
É preciso reconhecer como é o comportamento e a forma de pensar das pessoas que integram sua companhia hoje.
Por isso, avalie:
- Ela está de fato preparada para a mudança?
- Sua empresa ainda mantém a cultura tradicional?
- Qual é o comportamento dos funcionários e dos líderes em relação a esse assunto?
- O preconceito ainda se faz presente no agir dos colaboradores?
- Como a gestão lida com esse tipo de conflito hoje?
- Como é feita a seleção por parte do RH?
Invista em formação
Depois de reconhecer onde estão as maiores dificuldades para a implementação, é hora de buscar soluções.
Uma boa opção é investir em capacitação continuada, que pode se dar através de palestras, seminários e cursos personalizados para atender às necessidades dos seus colaboradores.
Essas capacitações promovem despertares e conscientização para que cada um compreenda que somos todos diferentes e um precisa aprender com o outro.
O setor de RH e as lideranças também precisam passar por formações continuadas para que todos os envolvidos aprendam a gerir as diferenças entre os membros da equipe, promovendo sempre o respeito e a valorização de cada um.
Como você pode perceber, todo o processo leva à construção de pessoas mais compreensivas e inteligentes, que lutam e atuam na conquista de um mundo melhor e mais justo.
Além de tornar a sua empresa mais moderna, com colaboradores engajados, satisfeitos e motivados.
Agora que você sabe um pouco mais sobre a diversidade e inclusão no ambiente corporativo, conte com a PSIU Comunicação e Eventos, acreditamos que a formação contínua é a chave para melhorar uma empresa, uma pessoa e uma nação.