Vive-se uma nova era. E alguns empresários ainda não despertaram e persistem em conceitos e atitudes não condizentes com a atual visão da nova economia.
Por muito tempo, ao abrir um negócio, o grande objetivo do empresário era apenas lucrar.
A organização empresarial de sucesso hoje se fundamenta em novos conceitos e novos valores e se denomina empresa progressista.
Empresa progressista e os conceitos empresariais da nova era é o assunto que falaremos no nosso post. Saiba mais!
A economia tradicional
Para você entender melhor a definição abaixo, esclarecemos que progressista é aquele que é a favor do progresso, que se esforça e luta pelas transformações políticas e pelas reformas e mudanças sociais, visando um bem geral.
A economia tradicional era praticamente isenta de valores progressistas e predominava em seu cotidiano a competição desenfreada e desumana, que fazia do ambiente de trabalho quase que um campo de batalha.
Nesse ambiente de trabalha não era comum uma harmonia, uma vez que haviam divisões e exclusões. O futuro? Era esperar uma promoção que levava anos, quando vinha.
Por décadas se ouviu e presenciou funcionários saindo de casa para o trabalho em visível estresse afirmando: hoje preciso matar um leão.
A teoria era enfrentar um leão por dia e nesse ambiente o trabalhador permanecia por oito horas diárias. Flexibilidade de horário era inexistente.
Em tempos de nova era e novas concepções, o empresário moderno precisa entender que valores progressistas não combinam com a competição e com ambientes de trabalho estressante.
O nascer da nova era
De 1980 em diante nasce a chamada geração Y, seguindo da geração X e Z, e além de serem pessoas extremamente inteligentes e estarem conectadas o tempo todo, também deixaram de lado o ter para aprenderem a ser.
Gerações formadas de pessoas mais preocupadas e conscientes da necessidade de melhora do planeta. São mais humanizadas no quesito competição e um tanto difíceis para respeitar ordens e normas.
A imposição já não funciona mais, o respeito precisa ser conquistado e não imposto, como em muitas épocas foi.
É a geração que prefere experienciar e compartilhar aprendizado e experiências.
E é desta geração que é constituída uma boa parte dos colaboradores, dos fornecedores e dos clientes de uma empresa. E é aí que vem a economia progressista.
A empresa progressista
Empresa progressista é aquela que conseguiu entender a nova dinâmica de mercado e que se conscientizou que o lado humano está acima de qualquer negócio.
A nova era e a empresa progressista é alicerçada em mudanças de valores e desta forma, números, processos e radicalizações já não compõem um quadro empresarial evolutivo e produtivo.
As características da empresa progressista são:
- Fazer com o econômico e o social trabalhem juntos e de forma harmonizadas, objetivando o bem comum de uma sociedade ou da humanidade em geral;
- Preza pelo diálogo e relacionamento entre as pessoas;
- Atua com uma visão de futuro envolvendo todos que nela trabalham;
- Tem modelo de gestão participativa;
- Proporciona aos seus colaboradores participação nas decisões;
- Investe no capital humano.
A consciência coletiva
Os formadores da nova era, sejam como empresários, colaboradores, fornecedores e até como compradores optam por empresas que preservam a valorização da vida, as que não aderem ao trabalho infantil. por exemplo.
Se preocupam com o planeta e estão atentos se as empresas onde irão trabalhar, comprar e até mesmo fornecer são ecologicamente corretas.
Outra preocupação é com o ser humano em si. O tratamento para com seus colaboradores e para com a sociedade como um todo.
Tudo e todos estão interligados e nessa consciência coletiva vai ganhar a empresa que enaltece a vida e respeite os direitos humanos.
Se gostou do nosso post, indique nosso blog para um amigo.
LEIA TAMBÉM:
Economia colaborativa: o que minha empresa tem a ver com isso