Gestão de Projetos: conheça a metodologia Kanban

Gestão de Projetos: conheça a metodologia Kanban

A metodologia Kanban é uma das técnicas mais ágeis e pode ser uma forte aliada na hora de simplificar e otimizar a gestão de projetos.

Independentemente do tamanho e da complexidade de cada um deles, um projeto exige habilidade e competência para planejar, executar, monitorar e controlar todas as etapas que o envolvem. 

Todos eles têm data para iniciar e finalizar, devendo ser executados com os recursos humanos e financeiros que o gestor tem a seu dispor.

Dentro dessa realidade e com a tecnologia a nosso favor, cada vez mais ferramentas são disponibilizadas para ajudar no gerenciamento de tarefas e processos, e uma delas é a metodologia Kanban. 

Continue lendo o nosso post e saiba como ela pode ser usada para otimizar o desempenho da gestão de projetos. Confira. 

O uso do Kanban na gestão de projetos

Hoje, a ferramenta pode ser virtual, o que gera algumas vantagens do quadro físico. 

A metodologia se baseia em um quadro dividido em colunas que, geralmente, são denominadas de:

  • o que fazer,
  • fazendo,
  • feito.

Cada uma delas é preenchida com cartões coloridos que indicam a prioridade de realização das tarefas. 

Um produto pode ser desenvolvido por mais de uma equipe e o Kanban nessa hora é ideal para ser compartilhado por todos os envolvidos.

Por exemplo, sua empresa desenvolve sites e softwares, e precisa trabalhar em um projeto para um cliente.

Ao utilizar o Kanban, o gestor consegue administrar de forma mais eficiente todo o processo de execução da equipe gráfica, da programação, os testes e o marketing, se estiver envolvido. 

Vantagens em usar o Kanban em projetos

Uma das principais vantagens em usar a ferramenta online para gerir seus projetos é que onde os envolvidos estiverem poderão acessar e se atualizar sobre os processos de andamento.

Isso gera outros benefícios, que são:

Maior rapidez nas análises

Sempre que cada tarefa for executada ou sofrer um processo, o cartão se movimenta e isso pode ser acompanhado quase que em período integral por todos os membros.

Essa facilidade promove mais rapidez nas análises para dar seguimento nas etapas seguintes.

Facilita tomadas de decisão

Quando todos os envolvidos conseguem acompanhar o passo a passo do desenvolvimento do trabalho, fica mais fácil para tomar novas decisões na empresa.

Dessa forma, a equipe consegue decidir em pouco tempo de análise se deve ou não assumir um novo projeto e definir o prazo para o início e término dele. 

Promove maior integração e motivação entre os envolvidos

Usando dessa metodologia, o gestor pode trabalhar para promover uma maior integração e motivar os envolvidos nas tarefas. 

Isso acontece exatamente porque cada um deles consegue acompanhar o desempenho dos colegas a todo momento e essa transparência pode ser usada para o líder desenvolver na sua equipe o espírito de colaboração mútua. 

Mais produtividade

Como já falamos, o Kanban é estruturado a partir das prioridades que cada tarefa tem em ser realizada e apesar disso já ser uma vantagem, esse fato promove maior produtividade.

Trabalhar com prioridades instiga a responsabilidade e o senso de colaboração. Isso acontece porque a equipe se esforça e foca para entregar aquilo que foi estipulado.

Análise de custos

Para o gestor, essa metodologia possibilita gerenciar o tempo que a equipe usa em cada atividade e calcular os gastos com ela, bem como de todo o projeto. 

Isso facilita a promoção de melhorias para reduzir custos e aumentar os resultados.

Agora que você conferiu como a metodologia Kanban pode ajudar no planejamento, monitoramento, controle e execução do seu projeto, que tal continuar no blog e saber mais sobre o que são métodos ágeis?

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Uma resposta

Os comentários estão desabilitados.

Veja também: