A resolução de conflitos e a manutenção do ambiente de trabalho

A resolução de conflitos e a manutenção do ambiente de trabalho

Trabalhar em um ambiente pesado, onde se percebe que duas ou mais pessoas não se entendem é uma situação bastante difícil. A resolução de conflitos é uma necessidade fundamental para o sucesso de um empreendimento.

Possivelmente você já tenha vivido momentos onde membros de uma mesma equipe de trabalho não se entendem e passam a discutir por qualquer assunto.

A tensão e a expectativa para a próxima rodada de ofensas e discussões é aguardada com receio e ansiedade pelos demais colaboradores, tirando o foco dos objetivos.

Opiniões divergentes tendem a somar e colaborar nos processos profissionais, onde as visões se completam e um mesmo tema passa a ser observado por ângulos diferentes, no entanto, essa situação não pode se transformar em uma batalha de interesses pessoais.

Nesse post apresentamos a importância da resolução de conflitos na manutenção do ambiente de trabalho. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Por que ocorrem conflitos?

Os conflitos são originados a partir do não entendimento de ideias, propósitos, objetivos e desejos.

É através da comunicação e debates que boas decisões são tomadas a respeito de:

  • resolução de problemas,
  • criação de novas soluções,
  • desenvolvimento de ideias.

Portanto, é importante que opiniões sejam ouvidas e avaliadas, pois, colaboram na tomada de decisão.

Quando o conflito se torna negativo?

O conflito passa a ser um problema quando algum colaborador toma a opinião de um colega como uma ofensa, levando a questão para o lado pessoal.

Isso é bastante comum, principalmente quando existe uma antipatia por aquele que apresenta o seu parecer sobre determinado assunto.

Nem todas as pessoas conseguem receber a crítica como uma colaboração e com o objetivo de melhorar processos, até porque, em muitos casos, não é esse o objetivo.

O líder precisa saber lidar com essa situação, onde se percebem nitidamente os objetivos a serem alcançados a partir de um comentário ou da exposição de algum fato que possa causar problemas a outra pessoa.

Esse tipo de conflito é negativo e tem por objetivo tumultuar o ambiente e criar um distanciamento entre a equipe, o que deve ser combatido imediatamente pelo gestor.

Como promover a resolução de conflitos?

O líder deve saber promover a resolução de conflitos, não permitindo discussões que tem por objetivo causar constrangimentos e desconfortos. 

Para isso, ele precisa:

Identificar o problema

A identificação do problema se dá a partir do entendimento detalhado da situação conflitante.

Isso é possível ouvindo as pessoas de forma individual e compreendendo qual a razão para o desconforto gerado.

Buscar uma solução para a resolução de conflitos

A partir da identificação do problema, é possível buscar uma solução que atenda as expectativas dos conflitantes, onde se deve:

  • reunir os envolvidos e expor o problema serenamente,
  • ajudar os profissionais a encontrarem o entendimento,
  • criar uma metodologia para a resolução do problema,
  • obter a concordância entre os profissionais sobre o método a ser adotado,
  • buscar o entendimento e aproximação dos antagonistas.

Mantendo o bom ambiente de trabalho

O líder é o responsável por manter o bom ambiente de trabalho, não permitindo que questões particulares interfiram nos projetos profissionais.

Para isso, o melhor caminho está na realização de eventos ou atividades que possibilite a interação entre os colaboradores, bem como deixe alinhada a cultura da empresa.

Muitas das vezes, grandes conflitos são resolvidos a partir de um trabalho conjunto entre aqueles que parecem não se entender.

No momento em que precisam trabalhar juntos para um mesmo fim, a situação se modifica e os problemas são resolvidos, afinal, passam a se conhecer e a valorizarem os pontos positivos do colega de trabalho.
Agora que você já sabe como trabalhar a resolução de conflitos, continue conosco e leia nosso post que mostra como melhorar a gestão do tempo e produtividade no trabalho!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: