Hiperautomação: vantagens de investir nessas tendências tecnológicas

Hiperautomação: vantagens de investir nessas tendências tecnológicas

A hiperautomação é uma realidade em todo o mundo, onde empreendimentos dos mais diversos setores adotam essa tecnologia para agilizar, facilitar e garantir qualidade em seus processos.

Esse conceito surgiu no ano de 2019, quando foi apresentado pela empresa norte-americana de consultoria Gartner no documentoTop 10 Strategic Technology Trends for 2020”.

Nesse documento, a hiperautomação foi apresentada como a tendência número 1 para os próximos 10 anos, ou seja, segundo a experiente e tradicional empresa de consultoria, até o ano de 2029 essa tecnologia ganhará muito espaço nas mais diversas áreas.

Vivemos atualmente a quarta revolução industrial, conhecida também como Indústria 4.0.

Isso significa grandes transformações no chão de fábrica e consequentemente novas tecnologias que acabam se refletindo também no comércio, serviços, setor público e demais setores das atividade humanas.

Neste post, apresentaremos detalhes sobre essa tecnologia e quais as vantagens que ela oferece aos empreendimentos dos mais diversos segmentos. Continue lendo e saiba mais a esse respeito!

O que é hiperautomação e como ela funciona?

De acordo com a Gartner, a hiperautomação é descrita da seguinte forma:

“A hiperautomação lida com a aplicação de tecnologias avançadas, incluindo inteligência artificial (IA) e machine learning (ML), para automatizar cada vez mais processos e aperfeiçoar os humanos. Ela se estende por uma variedade de ferramentas que podem ser automatizadas, mas também se refere à sofisticação da automação (ou seja, descobrir, analisar, projetar, automatizar, medir, monitorar, reavaliar).”

Trata-se, portanto, de reunir as diversas tecnologias disponíveis no mercado para que qualquer tarefa repetitiva possa ser executada de forma automática.

Além disso, a própria tecnologia acaba descobrindo dinamicamente os processos de negócios e cria bots (robôs) para que essas tarefas sejam desenvolvidas de forma automática.

O resultado dessas operações levam as empresas a alcançarem de forma efetiva o que vem sendo chamado de transformação digital.

As vantagens de investir na hiperautomação

Não investir na hiperautomação significa perder competitividade e espaço no mercado.

Ainda que tenhamos um tempo de adaptação para o novo mundo que se desenha, o fato é que desconsiderar esse assunto é colocar em risco o sucesso e a própria manutenção do empreendimento.

Em contrapartida, as empresas que estiverem atentas a esse assunto tendem a obter excelentes resultados e grandes vantagens com a sua implementação, pois essa tecnologia:

Otimiza a execução de tarefas

A hiperautomação otimiza as tarefas repetitivas, possibilitando para sua empresa:

  • agilidade nos processos,
  • qualidade na execução dos trabalhos,
  • padronização,
  • aumento da produtividade,
  • minimização dos erros.

Isso significa que problemas, hoje comuns no dia a dia das operações, deixam de existir, pois a própria tecnologia se adianta a possíveis equívocos e os evita.

Outro fato perceptível é a facilidade que a hiperautomação oferece para a integração de todos os sistemas internos de uma operação.

Dá subsídio para tomadas de decisões

A partir da otimização das tarefas, o eixo estratégico das operações fica fortalecido, possibilitando que as decisões sejam tomadas de forma assertiva, além de permitir que o tempo seja melhor utilizado para o aperfeiçoamento dos processos e a expansão da criatividade dos colaboradores.

Os profissionais envolvidos nas diversas áreas da operação passam a focar os seus esforços na observação para o alcance dos resultados, deixando o operacional para as máquinas, equipamentos, softwares, aplicativos e robôs.

Reduz os custos operacionais

A consequência das duas vantagens apresentadas, traz como resultado uma redução substancial dos custos operacionais.

De acordo com o Gartner, as empresas que já adotam a hiperautomação em seus processos diários obterão uma redução de 30% nos custos operacionais nos próximos anos.

Essa redução, associada ao aumento da qualidade e agilidade no desenvolvimento das tarefas, reflete diretamente na lucratividade da operação.

Se o seu empreendimento ainda não colocou esse assunto na pauta de reuniões, é tempo de iniciar estudos a respeito e buscar por alternativas que possam modificar completamente os resultados da operação.

Agora que você conhece mais a esse respeito, leia também o nosso post que apresenta os tipos de inovação existentes!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: